Polícias
Operação Páscoa da PSP em Portugal e Espanha
A Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciou na passada terça feira a Operação Páscoa em Segurança 2016 que se prolonga até ao domingo de Páscoa com vista a, numa atitude proativa e dissuasora, diminuir os índices de criminalidade e sinistralidade rodoviária e promover o sentimento de segurança junto das populações.
A Páscoa é, para PSP, encarada como uma época de harmonia e paz mas que potencia movimentações demográficas, grandes aglomerados de pessoas e bens e, logo, maior necessidade de apoio e contacto com os nossos concidadãos, por haver maior probabilidade de ocorrência de ilícitos criminais.
Estas movimentações demográficas traduzem-se, em grande parte, na deslocação de cidadãos portugueses para Espanha e de cidadãos espanhóis para Portugal.
Neste sentido a PSP desenvolve desde 2012, ao abrigo do programa Comissarias Europeias, uma parceria com o Cuerpo Nacional de Policía do Reino de Espanha (CNP) em que contamos com o apoio desta força policial em território nacional e de elementos da PSP em território espanhol.
Este ano, o CNP está em Braga, Porto, Lisboa, Faro, Portalegre e Guarda e a PSP está em Benalmadena, Torremolinos e em Zamora.
Esta parceria internacional tem recebido plena aceitação de cidadãos portugueses e espanhóis, funcionando não só no âmbito da proximidade, contacto e prevenção junto das pessoas mas também para o estreitar das relações institucionais entre as duas forças de segurança, entre Ministérios e para troca e partilha de informações, tendo como objetivo principal a segurança plena das populações.
Related Images:
PUBLICIDADE