Saúde

Radiação das mamografias provoca cancro?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 23-10-2024

São muitos os que, na internet, defendem que, em vez de ajudar as mulheres a diagnosticar um eventual cancro, as mamografias podem ser um fator de risco. Serão?

PUBLICIDADE

publicidade

José Carlos Marques, radiologista especialista em radiologia mamária no IPO de Lisboa, garante que esta é uma falsa ideia: “A mamografia tem uma dose de radiação mínima”, afirma. Mesmo que uma paciente faça este exame de diagnóstico anualmente, o risco acumulado é, diz o radiologista, “praticamente nulo e claramente superado pelos benefícios de realizar o exame”, pode ler-se no Polígrafo.

PUBLICIDADE

Existem vários exames médicos que utilizam uma muito baixa quantidade de radiação ionizante. A mamografia, o Raio-X e os TAC são alguns dos exemplos.

No caso da mamografia, o exame “é uma compressão da mama por alguns segundos e são obtidas duas imagem de raio-X”, explica o especialista, acrescentando que a dose aplicada neste exame “bastante inferior à de um Raio-X normal. Por exemplo, numa viagem de avião temos uma exposição muito superior à de uma centena de mamografias”, como consta na notícia.

Por isso, a avaliação do Polígrafo é falsa. É falso que a radiação emitida nas mamografias provoca cancro.

Em 2018 morreram perto de 627 mil mulheres em todo o mundo devido ao cancro da mama. Só em Portugal surgem seis mil novos casos todos os anos, o que corresponde a uma média de 11 novos casos por dia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE