Desporto

Coimbra reabre piscina de 50 metros do Complexo Olímpico

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 22-10-2024

A piscina de 50 metros do Complexo Olímpico de Piscinas Municipais vai reabrir na próxima quinta-feira, dia 24 de outubro, uns dias antes do previsto, uma vez que foi inicialmente anunciado que estaria encerrada até ao dia 31.

A reabertura decorre depois de concluídos os trabalhos de manutenção especializada do sistema de ancoragem de duas condutas de insuflação AVAC. Para além desta intervenção, foi também instalado o novo elevador do Complexo Olímpico, de modo a assegurar a prática da natação a pessoas com mobilidade condicionada e, também, a organização de eventos desportivos para atletas com mobilidade condicionada. O Complexo Olímpico de Piscinas Municipais funciona de segunda a sexta-feira, das 6h45 às 22h30, aos sábados, das 8h00 às 19h00, e aos domingos, das 8h00 às 13h15, encerrando aos feriados.

PUBLICIDADE

Tratou-se de uma manutenção profunda, exigente e morosa que obrigou ao encerramento da piscina maior do Complexo Olímpico durante cerca de dois meses, tendo, no entanto, estado a funcionar a piscina de 25 metros enquanto decorreu a intervenção. Durante este tempo, foram substituídos os apoios das condutas de insuflação de AVAC (situadas na nave da piscina) que, devido ao ambiente corrosivo e agressivo das piscinas e passados quase 20 anos da inauguração, evidenciavam desgaste, e foi montado o novo elevador do complexo, de forma a garantir acessibilidade para todos.

Os trabalhos compreenderam a desmontagem das condutas, a verificação e a desmontagem dos suportes existentes, a verificação e a instalação de novos suportes, a remontagem da chapa ondulada perfurada existente da cobertura, a limpeza e a desinfeção interior das condutas, a limpeza e a desinfeção de difusores, e a verificação de portas de limpeza e de remates nas tubagens da zona da nave da piscina olímpica.

Foi uma intervenção realizada a cerca de 16 metros de altura, com recurso a duas torres de andaime, para acesso em segurança às condutas e à zona de fixação dos suportes. Embora a nave da piscina seja dotada de quatro condutas de insuflação, esta ação apenas se focou no sistema de ancoragem de duas condutas, devido à complexidade e morosidade da operação. Assim, a ação nas outras duas condutas será agendada, durante um novo período de manutenção.

Durante estes quase dois meses foi também realizada a montagem, bem como testes e ensaios, do novo elevador do Centro Olímpico, assim como o desmantelamento e o abate do elevador existente. A solução de transporte vertical a instalar decorreu da necessidade de reabilitar, de requalificar e de beneficiar o atual equipamento, que evidenciava forte desgaste, situação motivada também pelo ambiente corrosivo e agressivo das piscinas durante estes quase 20 anos.

Esta situação, a manter-se, inviabilizava a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada à prática da natação e, também, a organização de eventos desportivos para atletas com mobilidade condicionada. O novo elevador tem em consideração as características físicas e funcionais do edifício, o segmento de construção de tipologia comercial/industrial face ao ambiente corrosivo e a perspetiva de funcionamento em contínuo, bem como o respetivo nível de qualidade e de conforto, de forma a adotar uma solução de transporte vertical que seja adequada e que assegure o tráfego esperado de pessoas e carga, em conformidade com os padrões tráfego estabelecidos na indústria de elevadores. Numa perspetiva energética, foram consideradas instalações que permitam custos de exploração reduzidos.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE