Primeira Página
Vamos fugir à cidade e rumar até esta aldeia “abandonada” em Soure?
Imagem: Facebook
Fica numa encosta da Serra de Sicó. Localiza-se na Aldeia de Cima, em Soure. O lugar esteve abandonado quase um século, até que, em 2009, (re)nasceu a Villa Pedra – Natural Houses.
Trata-se de um empreendimento de turismo de casas de campo em espaço rural. Falamos de um lugar que perdeu todos os seus habitantes até que, três sócios com gosto pela tranquilidade e por técnicas ancestrais de construção, nasceu em 2007, um projeto de turismo rural onde se respira harmonia e se deslumbra uma paisagem de vales e colinas no meio de ruínas no centro da serra de Sicó.
Manuel Casal é formado em História e Arqueologia. Vítor Mineiro, sócio de Manuel, possui conhecimentos de arquitetura e artes plásticas. Juntos ergueram um projeto de turismo ecológico que significa, na prática, a reconstrução da Aldeia de Cima, cujo último habitante morreu há oitenta anos. Há um terceiro sócio, Eckhard Franck, que é coproprietário da empresa Stivali.
Começaram com duas casas que foram recuperadas com recurso aos materiais desta região, como por exemplo, blocos de pedra calcária cobertas de cal ocre.
Vítor Mineiro é o diretor residente, o responsável pela decoração eclética, uma mistura de antiguidades portuguesas, móveis e objetos comprados localmente, a antiquários e lojas solidárias, com peças e tapetes árabes, um gosto particular alimentado pelas viagens e que não destoa: afinal os mouros também ali viveram. Há outras influência: a sala de jantar abre-se para um terraço em estilo oriental.
As 11 villas, de diferentes tipologias e com nomes de árvores e ervas aromáticas – cereijeira, nogueira, amendoeira, jasmin, limoeiro, alecrim, nespereira, loureiro, villa (com preços de 125 a 215 euros)- dispõem de um jardim comum para além dos privados de cada casa e uma zona de chill out, que convida a banhos de sol. A piscina é uma excelente alternativa aos dias quentes, contrapondo-se ao calor das lareiras no Inverno.
Existem ainda duas antigas escolas primárias, masculina e feminina, transformadas em habitação onde a aprendizagem e sabedoria reinam numa experiência única e enriquecedora.
Existe um novo projeto – Villa das Rosas – que é composto por duas suítes, sala de estar, cozinha equipada, sala de jantar e wc de serviço. No exterior do edifício principal, um anexo, com um quarto, casa de banho com base de duche e kitchenette. Tem capacidade para seis pessoas, privacidade absoluta, área de churrasco e piscina de água salgada. Estadia mínima de 3 noites, a partir de 490 euros por noite.
As casas incluem televisão por cabo, internet, ar condicionado, aquecimento central e cozinhas totalmente equipadas. Pode incluir pequeno almoço, sem restrição de horários, onde pão cozido em forno a lenha é entregue juntamente com produtos locais. Mas terá à sua disposição sumo de fruta, leite, café e chá, cereais, iogurtes, manteiga, ovos, fiambre, compotas caseiras, queijo do Rabaçal e fruta variada.
Ar puro, autenticidade, segurança, tranquilidade, conforto, bem-estar, tempo, é o que encontra na chegada a Villa Pedra – Natural Houses.
Segundo o estabelecimento, aqui, pode encontrar vários tipos de serviço como massagem com “terapeuta treinada profissionalmente” com o custo de 70 euros com duração de 60 minutos. Ou por uma massagem tailandesa com um custo a partir de 60 euros, correspondendo a uma massagem de corpo inteiro com duração de 60 minutos.
A cerâmica é uma das características da região, poderá desfrutar de 3 horas para aprender a técnica, elaborar e pintar uma peça. Caso não termine durante a sua estadia ser-lhe-á enviada por correio, com um custo adicional. Uma experiência a partir de 70 euros por pessoa. O mínimo são três participantes.
E um passeio de jipe? Passando por vários locais de interesse cultural, moinhos de vento, Buracas do Casmilo, miradouro Santo António nas Alturas, entre outros. Uma viagem de 3 a 4 horas. Com preços a partir de 220€ para 2 a 8 pessoas.
Arborismo é outra atividade que pode fazer, progredir de árvore em árvore, através de pontes de corda, redes, slides, saltos “tarzan” e outras travessias criativas. Cada percurso no ExperTree PARK possui entre 7 a 13 jogos. A partir de 12 euros por pessoa.
Uma visita às Grutas do Soprador do Carvalho pode custar a partir de 25 euros por pessoa para adultos e 16 euros para crianças (entre os 5 e os 16 anos inclusive). Mediante marcação prévia.
Uma visita à d’Adega Encosta da Criveira e fazer uma prova de produtos regionais e vinhos a partir de 20 euros por pessoa, mediante marcação prévia, é uma outra atividade que pode pensar em realizar.
Em Villa Pedra, na Rua do Rechio e Seladas, Cotas, Pombalinho (Soure), terá tempo e serenidade para refletir, onde reina o privilégio do descanso e do nada fazer. Ler, ouvir música, nadar na nossa piscina salgada e sentir o calor aconchegante de uma lareira serão a maior agitação dos seus dias entre horas de lazer.
Related Images:
PUBLICIDADE