Primeira Página
O restaurante de Coimbra dentro de uma fábrica de cerâmica e onde se come num forno
Imagem: Refeitro da Baixa / Facebook
O Refeitro da Baixa é um restaurante que combina a gastronomia mediterrânea com a cerâmica, uma vez que está sediado dentro de uma olaria.
Eduardo Correia trabalhava em Lisboa quando herdou o edíficio da fábrica de Cerâmica Antiga de Coimbra, em 2001. Decidiu voltar às origens (afinal foi em Coimbra que nasceu) e restruturar o edifício que lhe tinha sido deixado.
PUBLICIDADE
Unir um restaurante a uma olaria, num espaço degradado, não foi tarefa fácil, mas a originalidade faz dele único com um ambiente confortável e acolhedor. Fica localizado no Terreiro Erva, nos números 2 e 4.
Sente-se a história da olaria naquele edifício. Basta olhar em redor e escutar com atenção o que aquelas paredes têm para dizer e transmitir. Aliás, é possível almoçar ou jantar dentro de um dos fornos antigos, onde, outrora, a lenha cozeu a louça de barro.
Tendo o restaurante nascido, em 2017, nas instalações da Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra, o Refeitro da Baixa eleva a arte de olaria que ali se fazia desde o século 19. Depois de desfrutar uma refeição num dos fornos antigos, é possível visitar a fábrica de dois andares, todos em madeira, e conhecer melhor as peças que foram utilizadas para servir a refeição, como por exemplo, pratos, tigelas, jarros e chávenas de café.
E porquê o nome de “Refeitro“? É a abreviatura de “refeitório” porque é o que se lê num prato antigo, que faria parte de uma encomenda e que se encontra exposto no balcão.
Quem leva os sabores à mesa é o chef João França. Natural de Coimbra, define-se como um jovem curioso e ambicioso com um objetivo bem vincado de vingar e ajudar a fazer vingar quem o rodeia.
No que diz respeito às entradas há Gamba do Algarve, Papada de porco, Leite de Coco e Coentros, Caviar, sapateira, Tártaro de novilho, polvo e muito mais.
Quanto aos pratos de carne (19 a 24 euros) pode escolher entre Bochechas de Porco, Alho Francês, Mostarda e Batata, Magret de Pato, Arroz de Forno de Enchidos e Aioli de Alho e Rib Eye, Batata, Alface Romana Grelhada e Tomate.
No peixe (com pratos de 19 a 44 euros) pode optar por Lula, Yuzu Kosho, Cebolinho e Arroz do Baixo do Mondego, Espadarte com Ervas Frescas e Xerém, Pescada de Anzol, Anchovas, Pão e Aipo Bola e, por último, Carabineiro, Arroz e Algas.
E para terminar, as sobremesas: Leite Creme, Citronela e Baunilha, Mousse de Chocolate, Azeite, Flor de Sal e Amêndoa, Pudim Abade de Prisco e Citrinos e fruta.
Há menu para os mais pequeninos a 12 euros: sopa de legumes, Peito de Frango ou Douradinhos com Batata Frita e Arroz e para terminar, Bolas de gelado ou fruta da época.
Também há opções vegetarianas: Cevadinha, Tomate, Pleurotes e Queijo da Ilha (17,50€) e Brócolos Grelhados, Bearnaise e Amêndoa a 15,50 euros.
Está encerrado aos domingos, mas aberto de segunda-feira a sábado das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 22:30.
Related Images:
PUBLICIDADE