Exposições
Conheça o “Ponto de Fuga” dos utentes do Sobral Cid
Pinturas, esculturas, cerâmica e muitas outras peças estão expostas no piso 1 do Coimbra Shopping. Os autores são utentes do Pavilhão 9 do Hospital Sobral Cid em Coimbra.
Até 14 de novembro, o CoimbraShopping acolhe a exposição “Ponto de Fuga”, uma mostra artística da autoria dos utentes da ala esquerda do Pavilhão 9 (P9) do Hospital Sobral Cid, com o objetivo sensibilizar o público para a saúde mental e o poder transformador da arte na reabilitação e inclusão social.
PUBLICIDADE
Integrada no projeto Casa de Artes, o CoimbraShopping junta-se a esta importante causa no mês da saúde mental, ao abrir um espaço de reflexão e valorização das expressões artísticas das pessoas que enfrentam desafios de saúde mental.
As obras expostas são fruto de atividades artísticas desenvolvidas por utentes da Ala esquerda do P9 do Hospital Sobral Cid, que através de diferentes formas de expressão – como pintura, cerâmica, escultura, fotografia e literatura – partilham as suas vivências e identidades artísticas. A exposição “Pontos de Fuga” pode ser visitada gratuitamente no Espaço Cultura no Centro, no Piso 1.
A Casa de Artes estabeleceu-se no Pavilhão 9 do hospital em 2022 e é um espaço inovador que promove a criação artística entre utentes dos serviços de saúde mental em regime de internamento ou em ambulatório.
Veja algumas das peças expostas no Coimbra Shopping
Com o apoio de profissionais, os participantes utilizam a arte como forma de terapia e expressão, desafiando o estigma associado às doenças mentais e explorando novos caminhos de inclusão social.
As peças expostas nesta mostra emergem de um espaço de introspeção e criatividade. Entre os trabalhos, destacam-se as telas de pintura em grande formato, esculturas em barro e desenhos que exploram o conceito de “Ponto de Fuga”.
Cada uma das obras reflete o percurso pessoal dos artistas e convida o público a reconsiderar a relação entre a arte, a saúde mental e os direitos humanos.
“Além de espaços de compras e serviços ou lazer, os centros comerciais são locais de cidadania e direitos humanos. Sabemos que a arte pode ser uma ferramenta poderosa de inclusão e sensibilização e esta mostra é um testemunho notável da capacidade de superação e criatividade dos artistas da Casa de Artes do P9. Convidamos todos a visitar este espaço e valorizar a diversidade através destas obras únicas”, afirmou, em nota de imprensa, Ana Rita Batanete, diretora do CoimbraShopping.
Related Images:
PUBLICIDADE