Saúde

Redes Europeias de Referência mostram trabalho na ULS Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 minutos atrás em 05-10-2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra reuniu esta semana os colaboradores da instituição envolvidos nas European Reference Networks (ERN).

PUBLICIDADE

Na reunião, cada um dos noves coordenadores teve oportunidade de apresentar e divulgar o trabalho altamente diferenciado desenvolvido no seio destas Redes Europeias. Criadas pela Comissão Europeia, as ERN envolvem prestadores de cuidados de saúde especializados em toda a Europa.

O objetivo é tratar doenças ou condições médicas complexas, ou raras, que exigem um tratamento altamente especializado e uma concentração de conhecimentos e recursos. Estas redes fazem parte de uma estratégia mais alargada da União Europeia (EU) para tornar os sistemas de saúde nacionais e europeus mais eficientes, acessíveis e resilientes.

PUBLICIDADE

Cada centro é acreditado e alvo de auditorias internacionais, composto por profissionais de saúde de base hospitalar, com elevado nível de especialização no diagnóstico e tratamento de doenças raras e
complexas. A ULS de Coimbra pertence a 9 das 24 European Reference Networks.

Numa ordenação liderada pelo Hospital Universitário de Leuven, pertencente a 19 redes, a ULS de Coimbra lidera as instituições nacionais, com a participação em nove redes europeias, sendo seguida pela ULS de Santo António, com a participação em seis redes. A nível ibérico, a ULS de Coimbra é apenas ultrapassada pelo Hospital Universitari Vall d’Hebron, com a participação em 10 redes.

PUBLICIDADE

“Para além da divulgação, o encontro serviu para partilhar diferentes experiências e, em simultâneo, levantar as necessidades existentes, no sentido de se poderem colmatar eventuais insuficiências, local e nacionalmente”, explicou Guiomar Oliveira, diretora do Hospital Pediátrico de Coimbra e organizadora do encontro, acrescentando que “estas reuniões são muito importantes até para as redes comunicarem entre si e conhecerem o trabalho das várias redes”.

“As ERN são essenciais para assegurar excelência no diagnóstico e tratamento de doenças raras e complexas, promovendo também a investigação e a inovação”, frisou Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra.

“Estamos apostados em assegurar a participação em mais redes europeias, permitindonos oferecer cuidados de excelência à população portuguesa”, frisou o responsável, acrescentando que “esta é uma área de trabalho estratégica para a afirmação de Coimbra como a mais diferenciada unidade de saúde no país, permitindo um posicionamento charneira no contexto europeu”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE