José Cerqueira, de 74 anos, matou um casal de vizinhos, em Niederkorn, no Luxemburgo.
É o autor do duplo homicídio que aconteceu a 17 de outubro de 2022 e tem estado a aguardar o julgamento em prisão preventiva no Centro Prisional de Scharassig. Agora, defende-se em tribunal.
PUBLICIDADE
Na primeira audiência, o português contou os vários conflitos que o casal vizinho, o também português Dany Lemos, 54 anos, e a mulher, Aklouche, 62 anos, perpetava contra ele e a sua mulher.
“Eu queria viver, mas eles não me deixavam”, declarou ao Luxemburger Wort. Já no limite, decidiu: “Ou são eles ou eu”.
Nessa manhã, depois da mulher sair para trabalhar, José foi buscar a sua caçadeira ao sótão e escondeu-a no caixote do lixo, à entrada da sua garagem.
Depois esteve a varrer as escadas da entrada da moradia. Quando os vizinhos saíram para a rua, foi buscar a caçadeira e disparou cinco tiros contra o casal.
As vítimas ainda tentaram fugir, mas não se salvaram. O último tiro foi disparado à queima-roupa quando os vizinhos já estavam no chão. Depois do crime, o português continuou a varrer “como se nada fosse”.
Foi preso, sem oferecer resistência. No sábado anterior, o casal, mais uma vez, terá impossibilitado o réu de abrir o portão da sua garagem, tendo-o bloqueado.
Esta seria mesmo uma tragédia anunciada. Tudo devido aos conflitos entre os dois casais vizinhos.
José Cerqueira contou que, durante anos, o compatriota e a sua esposa o provocaram. Alegou que os dois destruíram os seus tomates e alfaces, contaminaram a sua cisterna com sabão e colocaram os tais bloqueadores na porta da sua garagem, descreve a mesma notícia. Além de terem também apontado uma câmara de vídeo para a sua casa.
O português testemunhou que chamou por diversas vezes a polícia.
A situação tornou-se insustentável ao ponto de terem decidido vender a casa e mudarem-se para Portugal.
Uma relação de vizinhos que até começou bem, tendo depois azedado.
Além de homicídio premeditado, José Cerqueira está também acusado de homicídio e violação da lei sobre armas e munições e ameaças.
Related Images:
PUBLICIDADE