Primeira Página

Cozedura artesanal da cal recriada em Vila Nova de Poiares

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 03-10-2024

A aldeia de Alveite Grande, em Vila Nova de Poiares, acolhe já a partir de sexta-feira 4 de outubro a iniciativa “Da Pedra à Cal”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo é recriar a cozedura artesanal da cal, com enfoque nos processos e técnicas artesanais de extração e manufatura da pedra e cal, e na importância socioeconómica da atividade no desenvolvimento e sustento de várias gerações daquela aldeia do Concelho.

Promovida pela Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, a atividade arranca com os trabalhos de enfornamento no forno de cal do Sobreirinho, com orientação do Mestre Lino de Oliveira, ancião com larga experiência e vasto conhecimento na matéria.

Assim, entre as 8:00 e as 17:00 de 4 e 5 de outubro, os visitantes poderão observar e descobrir os diferentes passos do enfornamento, seguindo-se a cozedura propriamente dita da pedra, cujo processo poderá ser observado a 11 e 12 de outubro.

Paralelamente, no dia 11 pelas 21:00, será exibido um filme acerca do enfornamento e cozedura da cal, enquanto que no sábado, dia 12 de outubro, o programa contempla diversas atividades, arrancando logo pela manhã com uma oficina de reconstrução de muros em pedra, seguindo-se as conferências “Testemunhos da Pedra e da Cal” e “Cal Viva, Cal Apagada”, animação musical com o Grupo das Quintas e a passagem um filme sobre aplicações da cal, tudo com entrada livre.

Para os mais pequenos, está programada para o dia 12 de outubro uma “Caça ao Tesouro – Artes e Ofícios”, sendo esta a única atividade sujeita a entrada paga.

Recorde-se que a iniciativa “Da Pedra à Cal” se enquadra na candidatura da Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020), intitulada “Património de Alveite Grande: entre a pedra e a cal”.

Esta candidatura tem por objetivos a preservação, conservação e valorização do património da aldeia de Alveite Grande, na criação e recuperação de infraestruturas locais que perpetuem a sua história e cultura, e cujo valor identitário e, sobretudo, diferenciador assenta na pedra avermelhada, extraída da Serra com o mesmo nome, e que pode ser encontrada em edifícios locais de grande relevo histórico, bem como igrejas e pelourinhos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE