Coimbra
Câmara apresenta Plano Estratégico para o Turismo em Santa Comba Dão Caixa de entrada x
No âmbito do Plano Estratégico para o Turismo em Santa Comba Dão, a autarquia santacombadense promoveu uma reunião de trabalho, entre os diversos intervenientes do setor do turismo no concelho.
PUBLICIDADE
O objetivo foi o de traçar e debater uma estratégia comum e conceber produtos estratégicos, de forma a atrair turistas ao concelho e assim potenciar a sua economia.
A reunião de trabalho, conduzida por Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal, teve início com a apresentação do projeto “História, Território, Competitividade e Internacionalização” que abrange cinco concelhos do território de intervenção da ADICES, nomeadamente Santa Comba Dão, nos quais se constata a coexistência de um conjunto de figuras e circunstâncias com relevância significativa na história de Portugal e da Europa do século XX de que se destaca, entre outras, António de Oliveira Salazar.
Com a aprovação da referida candidatura, será possível o desenvolvimento de um projeto global, potenciando competências no domínio do turismo e da internacionalização, para o concelho de Santa Comba Dão.
Subjacente a esse projeto global, está o “Plano Estratégico para o Turismo em Santa Comba Dão” que pressupõe a criação de programas de natureza cultural, desportiva e de lazer capazes de induzir efeitos de arrastamento na economia local em áreas como a restauração, hotelaria, comércio, entre muitas outras, permitindo a fixação das pessoas no território.
O “Plano Estratégico para o Turismo em Santa Comba Dão”, no qual a Câmara Municipal assumirá a coordenação técnica, será dividido em diferentes fases que se complementam entre si, sendo a primeira o “diagnóstico da atividade turística do concelho” e na qual se inseriu esta segunda reunião de trabalho dos operadores locais.
De uma forma informal, os intervenientes tocaram impressões entre si sobre o desempenho turístico do concelho de Santa Comba Dão, definindo o ponto de partida para esta nova fase como sendo a caracterização da oferta turística e infraestruturas de suporte existentes no concelho, bem como do comportamento da procura face ao destino.
No final, os presentes deram um unânime aval positivo ao projeto destacando a necessidade urgente de operacionalizar o “Plano Estratégico para o Turismo em Santa Comba Dão”, com a criação de uma “imagem” própria para o concelho, de forma a que dê a conhecer, entre outros pontos de interesse, o seu território, a cultura, o património, a gastronomia, potenciando os seus melhores recursos e a economia local.
Related Images:
PUBLICIDADE