Região
Antigo dirigente do Penelense recebe medalha municipal de mérito desportivo
José Lopes Simões, antigo presidente do Penelense, foi um dos homenageados com a medalha de mérito municipal desportivo pela Câmara Municipal de Penela. Na cerimónia do Dia do Município, que se realizou este domingo 29 de setembro, a autarquia entregou também a medalha de mérito cultural ao grupo de música medieval “Porta da Traição”.
“É símbolo do reconhecimento coletivo de Penela, num gesto de gratidão coletiva que pode e deve inspirar outros”, afirmou, na ocasião, o presidente Eduardo Santos.
Dirigindo-se ao ex-presidente do Penelense, e que ficou na história pela obtenção de recorde do Guiness do maior número de jogadores num torneio de sueca em 8 de dezembro de 2006, o autarca disse que a homenagem é também uma mensagem.
PUBLICIDADE
“Nos dias que correm, mais acelerados e individualistas, numa sociedade mais online e menos fraterna, não deixa de ser uma mensagem prestar uma merecida homenagem a uma pessoa que dedicou muito da sua vida ao associativismo, a um clube, uma coletividade, criando momentos e eventos de partilha e de comunhão, de formação de jovens”, disse.
Veja quem foi homenageado pelo município de Penela
Para além de José Lopes Simões, outro dos momentos altos do Dia do Município de Penela foi a entrega da medalha de mérito municipal cultural ao grupo “Porta de Traição”. Carlos Sousa, Rui Fernandes, João Mendes e Paulo Fernandes tocam música de inspiração medieval e são presença obrigatória em todos os eventos locais ligados a certames medievais.
O autarca referiu que “homenagear este grupo, de enorme qualidade artística e musical, é também evocar a nossa cultura e as nossas tradições, que remontam muito antes da formação da nacionalidade portuguesa”. “Por essa razão, evidencia-se a relevância das vossas iniciativas na promoção e projeção do concelho, do nosso turismo e das nossas raízes”, destacou.
Para além do grupo musical e do antigo dirigente desportivo, a autarquia penelense homenageou 49 trabalhadores municipais por mais de 25 anos de serviço público e fez louvor público a dois funcionários aposentados em 2023.
Na cerimónia, usaram da palavra o presidente da Assembleia Municipal de Penela, António Lopes; o Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030, Luís Filipe; e o presidente da CIm Região de Coimbra, Emílio Torrão.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com a cerimónia do Dia do Município
Related Images:
PUBLICIDADE