Primeira Página
Neste restaurante em Coimbra os sabores mexicanos contam história de família
Imagem: Señor Hernandez/ Facebook
O “Señor Hernandez”, em Coimbra, é um restaurante que quer oferecer sabores mexicanos. Tem uma história que, talvez poucos conheçam, mas que é “deliciosa”. Para além de um negócio, é um legado de família.
Tudo começa nos anos 90 pela mão de Rui Costa, pai de Joana, e que muitos conhecem pela sua alcunha: Chef Atum.
É das artes (não tivesse sido um dos fundadores da escola de artes (ARCA) em Coimbra) e doutorado em Medicina Tradicional Chinesa. A paixão pela cozinha foi sempre a que mais se destacou e vingou nas áreas de trabalho, começa a filha Joana por contar.
“Foi na lendária discoteca Scotch que começou a brincadeira para alimentar os esfomeados da noite com uns petiscos diferentes e que faziam pedir mais uma bebida para acalmar o picante. Daqui nasceu a vontade de criar um projeto próprio à volta deste tipo de sabores mais latinos e apareceu então o Azucar com Chocolate”, em 1998. Durante uns tempos era na discoteca Estação da Luz, em Aveiro que, ao som da pista latina, se comiam as delícias mexicanas, mas rapidamente o projeto passou por Coimbra.
Os sabores aprimoraram-se, ganharam fama e fizeram crescer a carteira de clientes do restaurante. Foi no Azucar com Chocolate que Joana começou a trabalhar com o pai. Tinha 15 anos. Fazer as bebidas, lavar uns pratos, picar gelo e cortar fruta eram algumas das tarefas que lhe tinham sido destinadas.
Sempre trabalhou no restaurante do pai mesmo quando andava a tirar o curso de arquitetura.
“Depois veio a crise e as coisas ficaram um bocado complicadas. Fechamos portas e andamos à procura de algo melhor durante uns tempos. Então, em 2009, surge uma nova oportunidade em sociedade para abrir num espaço maior e mais central, que foi quando nos mudámos para o Azucar, já sem chocolate”, recorda.
As receitas do Chef Atum permaneceram, a carta renovou e mantiveram uma linguagem gráfica e decorativa.
“Passados uns bons anos de trabalho, já com restaurante também aberto em Viseu, houve a necessidade de separar a sociedade e saímos do Azucar para criar então um projeto mais familiar. Por esta altura já estava bem empenhada na arte de receber as pessoas e querer que elas tivessem uma boa experiência connosco”, frisa Joana.
Sublinha que os ensinamentos do pai foram fundamentais, mas ainda foi para a Escola de Hotelaria aprender mais um bocado numa Pós Graduação em Gestão Hoteleira.
No caminho surge Nuno Correia, namorado de Joana, que facilmente também se entregou a este projeto e deixou de lado os crepes e waffles com Nutella, onde trabalhava, para ajudar nesta luta.
É então em 2017, que abrem em Viseu o Ya Esta onde foi mais fácil começar pela oportunidade de ser um espaço porreiro numa zona histórica da cidade. O Chef Atum é que ficou lá a manter a casa em ordem e a Joana por cá a aprender mais uma carrada de coisas no café Académico.
Queriam o espaço ideal, queriam que se adequasse a eles. Tal aconteceu, em 2018, e o sítio não podia ser mais irónico: na Estrada de Coselhas. “Um bom filho à casa torna” – não é o que dizem? Pois, regressaram onde tudo começou. Uns metros mais à frente, mas junto ao local onde começaram e onde têm tantas boas memórias.
E o que se come aqui? A comida não é somente mexicana, mas tex mex, algures entre o norte do México e o sul dos Estados Unidos, com inspirações latino-americanas. Dentro do menu, há várias opções, mas destacam-se as quesadilas, tacos, bacalhau latino, fajitas no forno, burritas de frango, margaritas, chili com carne, pasta fresca, chili vegan, mini flautas, nachos com guacamole e com queijo, pão de alho e muito mais.
Falamos de um espaço colorido, com decoração latina, cores fortes e berrantes, caveiras mexicanas originais onde cada uma tem o seu nome fazem parte da mobília do restaurante, bem como os chapéus de aba larga.
Pode encontrar o Señor Hernandez aberto de terça-feira a sábado das 12:00 às 14:30 e das 19:30 às 22:30, na Estrada de Coselhas, Largo Maria Linda, em Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE