Primeira Página

Descobrimos o segredo para fazer um bom Arroz Doce à moda de Maiorca

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 28-09-2024

A Confraria do Arroz Doce de Maiorca promoveu este sábado, 28 de setembro, o IV Capítulo. Uma cerimónia que serviu para entronizar três novos confrades efetivos e três confrades de honra.

PUBLICIDADE

Todos prometeram defender este doce típico regional que era levado pelos noivos a casa de todos os convidados do seu casamento, em travessas, que depois eram levantadas, sendo estas acompanhadas com uma retribuição, que ajudava a financiar a boda do seu enlace matrimonial

A Junta de Freguesia de Maiorca, na pessoa do presidente Rui Ferreira, Martinho Trovão e Maria da Graça Cunha Carvão foram este sábado entronizados confrades de honra da Confraria do Arroz Doce de Maiorca.

PUBLICIDADE

Na cerimónia, que decorreu na Igreja Matriz de Maiorca, foram também entronizados como confrades efetivos João Manuel Marques Igreja, Carla Maria Jesus Ferreira e Carolina Santos.

Conheça os novos confrades efetivos e de honra

PUBLICIDADE

Mas, afinal, o que é que esta receita tem de diferente de muitas outras existentes em todo o país. Nada de especial, como reconheceu o presidente da Conselho Fiscal da confraria José Carvão.

Apesar de não ser um especialista na arte de fazer o arroz doce, sabe quais são os principais ingredientes usados e um dos principais segredos para a sua confeção.

“Arroz carolino do Baixo Mondego, leite natural e cascas de limão. Tão simples como isso para, depois no final, colocarmos canela por cima”, afirmou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com José Carvão

É este doce típico que junta na mesma confraria já 33 confrades efetivos e 4 confrades de honra. O objetivo é que esta receita simples, mas cuja confeção dura cerca de duas horas, não se perca e, principalmente, se mantenha a tradição.

Matilde Azevedo, chanceler mor, afirmou ao Notícias de Coimbra que o arroz doce de Maiorca já foi reconhecido a nível nacional, tendo o IV Capítulo realizado este sábado contado já com três dezenas de confrarias de Norte a Sul do País e um representante da Confraria da Gastronomia da Madeira.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Matilde Azevedo

Recorde-se que a Confraria do Arroz Doce de Maiorca foi criada formalmente no dia 20 de maio de 2020- O objetivo é promover e divulgar o Arroz de Maiorca, enquanto produto tradicional, de origem e proveniência certificadas. Tem ainda como finalidade social a promoção, divulgação, valorização e defesa cultural e gastronómica do arroz local e regional.

O IV Capítulo teve lugar na Igreja Matriz de Maiorca e contou ainda com dois desfiles das confrarias presentes no centro da freguesia e a tradicional foto de família.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o IV Capítulo

Vejam os Diretos Notícias de Coimbra com os desfiles das confrarias

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE