Primeira Página
Bebe água durante as refeições? Talvez não seja boa ideia…
O hábito de beber água durante as refeições tem sido alvo de debate, com alguns especialistas a alertarem para os potenciais impactos negativos. Embora seja essencial manter uma boa hidratação, o momento em que a água é consumida pode, de facto, influenciar a digestão.
Um dos principais argumentos contra o consumo de água durante as refeições prende-se com a diluição dos sucos gástricos. Isto é, “o estômago secreta ácido clorídrico e enzimas digestivas que são fundamentais para a decomposição dos alimentos e a absorção adequada de nutrientes. Beber grandes quantidades de água enquanto se come pode diluir esses sucos, reduzindo a sua eficácia e retardando o processo digestivo. Este fenómeno pode provocar uma sensação de inchaço e desconforto, além de prejudicar a absorção de certos nutrientes essenciais, como proteínas e minerais”, conta na Máxima.
PUBLICIDADE
A água ingerida durante as refeições pode também ter um impacto indireto nos níveis de glicose no sangue, como conta Jessie Inchauspé, conhecida como Glucose Goddess.
Quando bebemos água em excesso enquanto comemos, os alimentos são empurrados mais rapidamente para o intestino delgado, onde a absorção de glicose ocorre. Esta aceleração do trânsito intestinal pode resultar numa absorção mais rápida da glicose, levando a picos nos níveis de açúcar no sangue.
Outro aspecto a considerar é o impacto da água sobre a sensação de saciedade. Quando bebemos água durante a refeição, o volume no estômago aumenta temporariamente, levando à sensação de que estamos mais cheios do que realmente estamos.
Em vez de consumir água durante as refeições, uma boa estratégia é beber líquidos até 30 minutos antes de comer e, depois, retomar o consumo de água cerca de uma hora após a refeição.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE