Cidade
Meio milhão para o Estacionamento junto ao Universitário
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião do próximo dia 14 de março, o projeto de execução de um estacionamento com 175 lugares, na Praça das Cortes, junto ao Estádio Universitário, em Santa Clara.
PUBLICIDADE
A concretização deste parqueamento, entre o Estádio Universitário e a Ponte de Santa Clara, apresenta um custo previsto de 458.485 euros, mais IVA.
Pretende-se melhorar a Praça das Cortes, um espaço público bastante percorrido por pessoas que trabalham na cidade, turistas e utilizadores do Estádio Universitário e as suas estruturas envolventes, através da construção, na secção norte da praça, de um parque de estacionamento fechado, e de uma zona pedonal, a sul, que funcionará como “receção” para quem, a partir de Santa Clara, atravessa a ponte.
Saliente-se que a renovação desta área urbana beneficiará da plantação de 46 árvores por motivos estéticos e de criação de sombras. Lódãos no parque do estacionamento, jacarandás na zona pedonal e freixos europeus no talude entre o estacionamento e a secção pedonal. Já o passeio existente junto ao Estádio Universitário será prolongado até à Av. João das Regras, promovendo uma melhor acessibilidade a este equipamento para quem se desloca a pé.
Apesar de hoje restarem poucos vestígios, a Praça das Cortes foi alvo de uma intervenção cuidada aquando da construção do Estádio Universitário, mas que não chegou a ser concluída. Como, na altura, não foram criados os parques de estacionamento inicialmente previstos para o estádio, esta zona foi sendo utilizada, intensivamente, como parque de estacionamento. Um uso que tem vindo a degradar o espaço, com a ocupação e deterioração dos passeios e de zonas que foram inicialmente ajardinadas.
O acesso ao futuro parque de 175 lugares (quatro dos quais destinados a automobilistas com mobilidade reduzida) far-se-á a partir das avenidas de Conímbriga ou João das Regras, efetuando-se a saída através da Av. de Conímbriga. A acessibilidade ao parque será limitada por baias, estando prevista a construção de uma cabine para cobrança e controlo. Na Av. de Conímbriga e na entrada do parque serão instalados painéis com informação sobre a disponibilidade do parque.
No exterior do parqueamento estão projetados mais 19 lugares de estacionamento controlados por parquímetros. A sul, na zona pedonal, já se encontra a designada obra de arte de Francisco Tropa, batizada “Museu”, que ali foi colocada no âmbito da Anozero: bienal de arte contemporânea de Coimbra, mas que ainda não acolhe nenhuma exposição.
Related Images:
PUBLICIDADE