Primeira Página
Região de Coimbra quer melhorar experiência dos turistas
Estudar a melhor forma de garantir a sustentabilidade do turismo é o principal objetivo do projeto europeu Tourism4SDG encabeçado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra. O pontapé de saída foi dado esta quarta-feira, 25 de setembro, na Universidade de Coimbra.
Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra, referiu que o projeto prevê a discussão de várias ações as quais, “naturalmente, depois terão uma aplicação prática no terreno”.
“Aquilo que é mais importante é ter turistas, não como uma massa de pessoas que visita o território, mas como algo que respeita a cultura e que potencia todo o conjunto de produtos sustentáveis do ponto de vista ambiental e que respeita as tradições de cada uma das regiões”, disse o autarca.
Um dos parceiros do estudo encabeçado pela CIM é a Universidade de Coimbra. Uma escolha natural, como reconheceu Emílio Torrão, pois trata-se da “sede do conhecimento” que é tão importante para este tipo de iniciativas.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com as declarações de Emílio Torrão
Na sessão participou o vice-reitor da Universidade de Coimbra. Delfim Leão disse que o turismo é um setor que “coloca desafios” a diversas entidades, desde logo pelo elevado número de visitantes que proporcionam aos territórios.
“Isso cria uma pressão muito grande nos espaços mais visitados. O objetivo é criar formas de reduzir os impactos negativos e reforçar as vantagens deste tipo de deslocações”, afirmou o docente.
Refira-se que o Tourism4SDG é um projeto europeu, cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Interreg Europe, que tem cerca de 2 milhões de euros para melhorar os instrumentos de política de turismo no sentido de alcançar eficazmente o turismo sustentável em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Para além da CIM Região de Coimbra, que coordena o projeto, são parceiros a Asociación Ibérica de Municipios Ribereños del Duero (Espanha), Lubelskie Voivodeship (Polónia), Município de Nyíregyháza (Hungria), Visit Zuid-Limburg (Países Baixos), Communauté d’Agglomération de LaRochelle (França), Ministério da Economia da República da Letónia (Letónia), Tartu County Tourism Foundation (Estónia), Conselho Regional de Durres (Albânia) e Município de Sokobanja (Sérvia).
O Tourism4SDG teve início em abril de 2024 e decorrerá até junho de 2028.
Related Images:
PUBLICIDADE