Coimbra
Burlas: Cuidado com Professores, Videntes e Curandeiros!
A PSP de Coimbra registou, no último ano, 490 situações criminais relacionadas com diversos tipos de burla.
O advento das tecnologias e a potencialização das suas funcionalidades permitiram que as burlas online tenham vindo a assumir um maior destaque.
Segundo a PSP, as burlas mais comuns são aquelas que têm a ver com o comércio electrónico, arrendamento para férias e o uso indevido de cartão de crédito alheio.
Por outro lado, aproveitando a fragilidade das vítimas, as burlas continuam a ter um forte impacto nas pessoas com idades mais avançadas.
A técnica utilizada mantém-se: a ludibriação das vítimas consegue-se através de discursos convincentes e eloquentes, boa aparência ou fazendo-se passar por familiares/conhecidos.
Os burlões também se apresentam como sendo videntes, professores, curandeiros ou astrólogos, no sentido de obterem a confiança pretendida.
Atendendo a isto a PSP relembra e aconselha: Nunca confiar cegamente em alguém, apenas por se apresentar de forma convincente e bem vestido; Nunca confiar em propostas/esquemas que ofereçam dinheiro fácil ou descontos absurdos; Nunca se deve dar informações sobre a vizinhança, amigos ou familiares a estranhos (rotinas, morada, parentesco, profissão, bens, etc); Nunca permitir a entrada de estranhos em casa; Não fornecer dados pessoais na internet; Quando estiver em dúvida não hesite em contactar a PSP
As sete burlas mais frequentes nos últimos anos têm sido: Falsa herança ou doação; Falsos peditórios; Falsos videntes; Burla da troca de notas; Falso amigo/familiar; Falsos funcionários; Burlas online.
A Polícia de Segurança Pública recorda que o crime de burla (artigo 217º do Código Penal) é punido com pena de prisão até três anos ou multa. Para haver procedimento criminal é necessário formalizar queixa.
Ao receber queixas no âmbito do crime de burla, a PSP de Coimbra inicia o respetivo processo criminal, no sentido de identificar os autores do crime, tendo no último ano investigado mais de 250 processos criminais.
No que concerne à prevenção, a PSP de Coimbra efectuou 65 ações de sensibilização durante o ano transacto junto da população sénior.
Related Images:
PUBLICIDADE