Coimbra
Jorge Paiva mostra tesouros da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Joseph Pitton de Tournefort (1656-1708) foi um botânico e médico francês, que se destacou na classificação dos vegetais.
A ele se deve concretamente um importante passo no desenvolvimento da nomenclatura binominal, atribuindo uma única designação, em latim, para ogénero, seguido de algumas palavras descritivas para a espécie.
Seis anos depois de ter sido publicado em Paris, pela primeira vez, em 1694, o livro “Éléments de botanique, ou Méthode pour connaître les plantes”, viria a ser editado em latim (Institutiones rei herbariae), para que pudesse ser apreciado em toda a Europa. O espírito claro e específico que preside à escrita do livro, bem como a qualidade das ilustrações de Claude Aubriet contribuíram para o extraordinário sucesso desta obra, que é hoje considerada uma importante raridade bibliográfica.
Estas e outras curiosidades sobre o autor e o livro (que contém a descrição de 10146 espécies, 698 géneros e 22 classes) vão ser explicadas por Jorge Paiva (Professor de Botânica do Departamento das Ciências da Vida, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), no próximo sábado, dia 12, pelas 10:00, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas através do endereço eletrónico saopedro@bg.uc.pt ou através da Secretaria da Biblioteca (tel. 239 859 848).
Related Images:
PUBLICIDADE