Primeira Página
Figura icónica de Albergaria morre em Coimbra. Foi uma das vítimas dos incêndios
Imagem: Jornal de Albergaria / Facebook
Natália de Jesus morreu, aos 81 anos, após estar internada em Coimbra devido aos incêndios da semana passada em Albergaria-a-Velha.
A artesã local, natural de Frossos, faleceu esta manhã, 23 de setembro, vítima dos ferimentos provocados pelo incêndio que lavrou no concelho de Albergaria-a-Velha, escreve o Jornal de Albergaria.
PUBLICIDADE
Natália de Jesus era uma das últimas guardiãs do engenho de transformar bunho em esteira; arte que começou a prendar aos 11 anos junto da mãe com a matéria-prima recolhida pelo pai.
“Estava longe de imaginar que o fogo estivesse tão perto. Os eucaliptos, com o vento, vinham até cá abaixo e voltavam para cima. Foi tudo muito rápido”, relatou o filho na altura.
Foi ao escapar para um local seguro que teve de carregar a mãe nos braços para salvar ambos das chamas. Num sítio mais salvaguardado foram auxiliados pelo secretário da Junta de Freguesia de São João de Loure e Frossos. A octogenária continuava a respirar, mas não falava e teve de ser transportada de ambulância.
Já um morador relatou que tentaram tirar um veículo que estava a ser atingido pelo fogo. “Tinha sido retirado pela mãe e pelo filho que estavam a tentar fugir das chamas”, conta um homem ao Correio da Manhã.
“De alguma forma, o carro destravou-se e colidiu na casa”.
Related Images:
PUBLICIDADE