Coimbra
Há uma cidade “perdida” debaixo de Coimbra…
Provavelmente todos os conimbricenses saberão da sua existência, mas quem não é de cá nem sonha que debaixo de Coimbra existe uma cidade “perdida”.
Trata-se da cidade romana de Aeminium, que foi em tempos muito importante para o Império Romano.
PUBLICIDADE
Os vestígios mais antigos de Aeminium estão datados da época romana, altura em que a cidade foi fundada, em colaboração e com a proteção de Conímbriga, que se encontra a 16 quilómetros de distância, na atual Condeixa, explica a Vortex Mag.
Datam desta época vestígios como o criptopórtico, que é uma galeria de túneis subterrâneos construídos para suportar o Fórum da antiga Aeminium.
Durante a Idade Média, foi construído um palácio de um membro do clero sobre o Fórum. Este palácio alberga hoje em dia o Museu Machado de Castro, que esconde o criptopórtico que ainda hoje pode ser visitado por quem vem conhecer o museu.
O espaço do Museu Machado de Castro dedica-se também a projetos de investigação, e à conservação e restauração de obras de arte e de vestígios arqueológicos.
Aeminium foi uma cidade importante, um relevante entreposto comercial, e a residência de D. Henrique e de D. Teresa, tendo aqui nascido D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. A sua importância manteve-se inalterada ao longo do tempo, transformando-se na cidade universitária e do conhecimento que hoje tão bem conhecemos e amamos.
Afinal, não é todos os dias que podemos observar como era a vida há quase 2000 anos atrás.
Related Images:
PUBLICIDADE