Vamos

Teatro da Garagem traz “Passos na Floresta” à Cerca de São Bernardo

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 18-09-2024

A Escola da Noite acolhe este fim-de-semana, no Teatro da Cerca de São Bernardo, a mais recente produção da companhia Teatro da Garagem. “Passos na Floresta”, escrita e encenada por Carlos J. Pessoa, é apresentada em Coimbra nos dias 21 e 22 de Setembro – sábado às 21:30 e domingo às 16:00.

PUBLICIDADE

O espectáculo assume a floresta como a “catedral por excelência” de um imenso corpo vegetal que matiza as diferentes paisagens e encara-a enquanto “lugar do desafio, da coragem, da tenacidade, da inteligência e da maturidade”.

Na nota de apresentação escrita pela companhia, adiantam-se algumas hipóteses de experiências reconhecíveis no espaço florestal: “os primeiros passos dos jovens adultos que da floresta regressam com os seus troféus simbólicos, ou, tão só, com a sua experiência enriquecida por um momento de revelação e mistério; o encontro amoroso; o passeio estimulante; ou o espalhar das cinzas de alguém querido na terra protegida pela sombra de uma árvore”.

PUBLICIDADE

Os “Passos na Floresta” são também “aqueles que continuamos a dar quando nos embrenhamos nalgum assunto, quando cogitamos, nos angustiamos ou alegramos”. “Mesmo distantes das árvores – acrescenta o grupo, sediado em Lisboa –, estas habitam-nos e têm nomes, como cada um de nós tem um nome e uma árvore genealógica. Por sua vez, na geometria de uma árvore, reside, por vezes, a possibilidade de entroncar a decisão, partindo da raiz, olhando a copa e o horizonte que se perfila”.

Numa semana em que o país se vê a braços com um conjunto de novas tragédias provocadas pelos incêndios, a nova criação do Teatro da Garagem fala-nos da “cumplicidade estreita, quase perfeita” que se estabelece entre árvores e pessoas: “a madeira é sempre viva, mesmo no lume, quando nos aquece, crepita e fala”.

PUBLICIDADE

A 110.ª criação do Teatro da Garagem tem cenografia e figurinos de Herlandson Duarte, desenho e operação de luz de Luís Bombico, operação de som e vídeo de Jorge Oliveira e conta com as interpretações de Carolina Cunha e Costa, Gonçalo Lino Cabral, Nídia Cardoso, Rafaela Jacinto e Siobhan Fernandes.

As entradas custam 10 euros, sendo aplicável o desconto de meio bilhete para menores de 30 e maiores de 65 anos, estudantes, desempregados/as e profissionais e amadores de artes do espectáculo. Os bilhetes podem ser comprados na ticketline.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE