Mais de 50 pessoas da freguesia de Ossela, em Oliveira de Azeméis, estão a ser retiradas das suas habitações e levadas para o edifício da junta devido aos incêndios que lavram no concelho, avançou o presidente da junta.
À Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Ossela avançou que dezenas de pessoas das zonas de Chousal, Mosteiro e Gandara, estão a ser retiradas e as habitações evacuadas dada a proximidade do fogo.
O autarca afirmou que a situação mudou rapidamente devido ao vento que se faz sentir naquele concelho do distrito de Aveiro e cujas previsões apontam que aumente a partir da 01:00.
Sete pessoas morreram e 40 ficaram feridas, duas com gravidade, nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real e Viseu, e que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas, como a A1, A25 e A13.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 62 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, atingidas pelos incêndios desde o fim de semana, já arderam 47.376 hectares.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), na terça-feira, às 20h00, havia ainda 64 incêndios em curso, dos quais 30 considerados ocorrências significativas, que envolviam 3.888 operacionais, apoiados por 1.208 meios terrestres. No total, abrangendo ocorrências em resolução e não significativas, estavam no terreno 6.041 operacionais e 1.837 meios terrestres.
O Governo já declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.
Related Images:
PUBLICIDADE