Estão um pouco por todo o lado. Qualquer localidade possui dezenas (ou centenas) de rotundas.
Algumas autarquias “enfeitam” as suas rotundas com obras de arte.
Conheça algumas rotundas, selecionadas pela VortexMag, mais caricatas rotundas de Portugal:
1.Rotunda dos bombeiros – Almodôvar: Esta rotunda é uma homenagem aos bombeiros mesmo em frente ao quartel local.
2.Rotunda da escrita – Almodôvar: Esta é dedicada aos 2500 anos da escrita. Uma data curiosa, tendo em conta que a escrita foi inventada há 5500 anos. Ou será outro tipo de escrita?
3.Rotunda da emigração – Almancil: Portugal foi (e continua a ser) um país de emigrantes. Em Almancil decidiram que a melhor forma de homenagear os emigrantes era com um carimbo gigante.
4.Rotunda dos dinossauros – Lourinhã: Desde que foram descobertas pegadas de dinossauros no concelho da Lourinhã que a autarquia tem levado muito a sério a tarefa de promover a localidade como “dinodestino”.
5.Rotunda do golfista – Tavira: O Algarve é um destino de golf de excelência. Em Tavira levam isso tão a sério ao ponto de dedicar uma rotunda aos golfistas.
6.Rotunda dos Anzóis – Torres Vedras: O concelho tem uma rotunda com anzóis.
7.Rotunda das minhocas – Albufeira: Uma é verde e a outra é vermelha, parecem estar apaixonadas e usam uns estilosos óculos de sol.
8.Rotunda sol e mar – Leça da Palmeira: Chamam-lhe a “rotunda sol e mal”. No entanto, há quem diga que parece um tubo cortado ao meio que verte alguma água e que tapa bem as vistas.
9.Rotunda da Lambreta – Fátima: Não sabemos se algum dos pastorzinhos de Fátima se deslocava de lambreta quando ia com as ovelhas para o monte e viu a Nossa Senhora numa azinheira, mas a ideia de imortalizar este veículo numa rotunda intriga-nos. Alguém de Fátima que nos possa explicar?
10. Rotunda do Barco – Almada: Falta a água, faltam as ondas, falta o peixe. E aquela cor vermelha é deveras curiosa. Mas em Almada alguém resolveu homenagear os pescadores da terra. Nada contra, mas de certeza que haveria outras formas de o fazer (embora não tão originais, confessamos).
11.Rotunda da Mujerona – Tavira: Representa uma mujerona, um artefato utilizado pelos pescadores locais como armadilha para apanhar peixes.
12.Rotunda da Carroça – Albufeira: Depois da rotunda das minhocas, Albufeira surpreende novamente, desta vez com a rotunda da carroça.
13. Rotunda do 100 – São Brás de Alportel: É uma homenagem aos 100 anos da localidade.
14. Rotunda das escadas – Ferreiras: A ideia pode ser subi-las até chegar ao céu, mas porque razão é preciso molhar as pernas de quem tenta fazê-lo? E quem foi o arquiteto que as desenhou tão tortas? Perguntas às quais poucos saberão responder, incluindo os habitantes de Ferreiras.
15. Rotunda D. Manuel I ‘O Venturoso’ – Serpins: Simboliza a comemoração dos 500 anos do foral da Vila de Serpins.
16. Rotunda dos Pescadores – Figueira da Foz: O monumento representa o pescador na labuta do mar. A figura de “Pescador” é um dos símbolos de Buarcos.
Related Images:
PUBLICIDADE