Coimbra
Biblioteca de Coimbra vai “pedrinhar” inclusão para os mais pequenos
A Câmara Municipal de Coimbra vai deliberar, na reunião de hoje, dia 9 de setembro, uma proposta de parceria com a cooperativa “Pedrinhas – Cooperativa de Solidariedade Social e Cultural” para o desenvolvimento do projeto “Pedrinhar em Coimbra”.
Este projeto, no âmbito de uma candidatura ao Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional de Reabilitação, visa tornar a Biblioteca Municipal mais inclusiva, especialmente o espaço infantil na Casa Municipal da Cultura.
O objetivo do “Pedrinharem Coimbra” é capacitar os trabalhadores da biblioteca com competências que permitam criar e dinamizar iniciativas acessíveis a todas as crianças, promovendo a inclusão.
Uma das principais atividades do projeto será a implementação das “Histórias Inclusivas”, que consistem em contos adaptados para crianças com deficiência, proporcionando uma experiência de leitura lúdica e sensorial, que fomente a inclusão e participação ativa.
Além disso, o projeto prevê a adaptação do espaço infantil da biblioteca para torná-lo mais acessível a crianças com deficiência. Esta adaptação pretende corrigir as desigualdades no acesso à cultura e criar um ambiente de interação, convívio e aprendizagem mais inclusivo, promovendo o acesso equitativo à cultura e à educação.
A “Pedrinhas”, que já desempenha um papel fundamental no apoio a crianças e jovens com doenças graves, como o cancro, junta-se assim à Câmara de Coimbra para criar uma biblioteca mais inclusiva, promovendo a integração e o desenvolvimento cultural de todas as crianças, independentemente das suas condições físicas.
Related Images:
PUBLICIDADE