Vamos
Em Oliveira do Hospital quem encontrar o “milho rei” tem de abraçar e beijar quem estiver à sua volta
O Ciclo do Pão vai voltar a ser recriado em Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital a 22 de setembro.
Pelas 8:30 dá-se início à caminhada solidária ‘Milho Rei’. Quem participar deve trazer a “seitoura”. Já às 10:00 vem a Ceifa do milho com a petica tradicional à base de queijo curado no centeio, com trigamilhos, a par de outras lambarices.
Às 13:00, é hora do almoço solidário na sede da Junta de Freguesia.
Pelas 16:00 acontece a desfolhada. A “descasca do milho” é de participação livre e é acompanhada pelo Rancho Folclórico de Andorinha. Quem encontrar o “milho rei”, cumprirá o “sacrifício” de abraçar e beijar os presentes. Dispostas as espigas, o mandador dará início à “malha”, que só terminará quando não sobrar um grão nos “casulhos”.
Por último, às 18:00, haverá a merenda tradicional com sardinhas em molho escabeche, bolos de farinha triga, arroz doce e muito mais.
Não esquecer o forno comunitário de onde saem quentinhos o pão e as bôlas, durante todo o dia. Também há broa de milho, bôlas de carne , de bacalhau e de chouriça, mas requerem reserva prévia.
Como é uma iniciativa de cariz solidário, o almoço e a caminhada custam 15 espigas (euros), só a caminhada 2,50 espigas (euros) e só o almoço são 12,5 espigas (euros).
A receita do almoço e da caminhada reverte para a construção do lar da ADSC Vale Cobral.
A iniciativa que já vai na sua 14ª edição é dinamizada pela Junta de Freguesia, em parceria com a ADSC Vale do Cobral e tem como desígnio, manter vivas as tradições do cultivo dos cereais e a sua importância para a vida das comunidades.
Related Images:
PUBLICIDADE