Portugal
É preciso fechar a tampa da sanita antes de puxar o autoclismo. Dizemos porquê
Quantas vezes se ouve alguém pedir para fechar a tampa da sanita? Este pedido, que parece ser apenas uma questão de etiqueta na verdade tem uma razão de ser.
Fechar a tampa da sanita é uma medida crucial para proteger a saúde de todos. Pode ajudar a minimizar a disseminação de partículas nocivas no ar, conhecidas como “plumas de sanita”.
As plumas são nuvens invisíveis de partículas que são expelidas para o ar sempre que se puxa o autoclismo. Estas partículas podem conter uma variedade de patogénios, como bactérias e vírus, que residem na água da sanita. De acordo com um estudo conduzido por John Crimaldi, professor de engenharia civil, ambiental e arquitetónica da Universidade do Colorado em Boulder, as plumas podem alcançar uma altura de quase um metro e meio — aproximadamente a altura do nariz e da boca de um adulto médio — em apenas oito segundos após a descarga, pode ler-se na Maxima.
A probabilidade de infeção para a maioria das pessoas é relativamente baixa, a menos que alguém com uma doença altamente contagiosa, tenha utilizado a sanita anteriormente.
Ao fecharmos a tampa, reduzimos significativamente o risco de dispersão de partículas infeciosas no ar e, consequentemente, de contaminação de superfícies. Este gesto simples protege não só quem usa a casa de banho, mas também aqueles que possam usá-la posteriormente.
Related Images:
PUBLICIDADE