Primeira Página
Cineteatro da Mealhada em festa durante 4 meses
Até final do ano, artistas de renome do panorama nacional, como Diogo Morgado, Jorge Corrula, João Didelet, Jel e FF, vão passar pelo Cineteatro Messias e integrar uma oferta diversificada e diferenciadora, com música, teatro, dança, cinema, exposições e festivais, que colocará a Mealhada no roteiro cultural da região.
“Temos um programa que afirma a Mealhada como destino cultural. É um esforço de toda a equipa no sentido de dar resposta aos nossos munícipes, mas também no sentido de captar públicos de todo o país para os nossos espetáculos nas diversas áreas, da música ao teatro ou dança. Procuramos também combinar a nossa produção local com as grandes produções nacionais, dando a oportunidade às nossas coletividades de subirem a palco com grandes artistas”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
No arranque da nova temporada Set/Dez 2024 do Cineteatro Messias, a música vai aliar-se à solidariedade com o concerto “Kids on Tour”, dia 14 de setembro. “O que a música uniu, a vida não separa” é o lema de um evento que promete tocar corações. Treze jovens artistas, que se conheceram no programa da RTP “The Voice Kids”, unem-se num espetáculo que não só celebra a amizade e a música, mas também a solidariedade, com a recolha de artigos escolares para uma instituição de solidariedade. Ainda na esfera musical e da solidariedade, a 10.ª edição do Festival de Acordeão da Bairrada apresentar-se-á, no dia 24 de novembro, num novo formato, destacando a versatilidade deste instrumento, com a participação de grandes nomes da música nacional, cuja receita reverterá, como habitualmente, a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mealhada.
Na senda da temática do ano, este último quadrimestre dá continuidade às celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, iniciadas na programação anterior, através de espetáculos de música e teatro e exposições, que prometem emoções intensas, homenagens comoventes e reflexões profundas. No feriado de 5 de outubro, a Orquestra Clássica do Centro dará o tom com “Poema a Maia”, um concerto que enaltece a coragem do capitão de Abril, Salgueiro Maia, e presta homenagem a Odete Isabel, eleita presidente de Câmara da Mealhada no pós 25 de abril e uma das cinco magníficas mulheres que assumiram a liderança das suas autarquias, nas primeiras eleições em liberdade.
No teatro, na peça “A Noite”, de José Saramago, que acontece a 26 do mesmo mês, um elenco de luxo, com atores como Diogo Morgado, Jorge Corrula, João Didelet e Henrique de Carvalho, neto de Ruy de Carvalho, entre outros, transportam o público para dentro da redação de um jornal, convidando-o a reviver a noite da tão ansiada revolução. A esta produção nacional, junta-se uma produção local, no dia 10 de novembro, da companhia de teatro pampilhosense Aguarela de Memórias. Três peças de teatro compõem o espetáculo “Sem Raízes” e mergulharão nas memórias e nas histórias que cimentaram a liberdade vivida nos dias de hoje.
Duas exposições complementam, ainda, estas homenagens: a de outubro – “25 de Abril: ontem, hoje e amanhã” – e a de dezembro – “Mulheres do 25 de Abril” – oferecendo uma viagem visual e reflexiva sobre o impacto e legado deste marco histórico.
Outras celebrações farão parte da programação. Numa produção da escola de música Rubato | academia de artes, dedicada ao Dia Mundial da Música, que se celebra a 1 de outubro, David Rodrigues e Marta Costa irão explorar a beleza do bandolim e da guitarra e proporcionar uma viagem sonora através dos séculos.
A 12 de outubro, para relembrar a passagem dos Coldplay por Coimbra no ano passado, os fãs terão a oportunidade de reviver os maiores sucessos da banda britânica com “The Coldplay Tribute”, num espetáculo de comemoração, recheado de energia e emoção, que captará a essência de um dos maiores grupos de música contemporânea.
No dia seguinte à data de celebração do Dia Internacional do Flamenco, que se assinala a 16 de novembro, o Cineteatro Messias vai receber “Flamenco Passion”, um espetáculo que festeja a elevação do flamenco a Património Cultural da UNESCO, com músicos e bailarinos de excelência, com profundo sentido de dramatismo e expressividade, que transportarão o público numa viagem intensa e apaixonante pelo universo mágico deste estilo de dança.
E porque dezembro celebra o Natal, encerramos a temporada, a 14 de dezembro, com um concerto especial alusivo a esta quadra festiva do reconhecido cantor FF (Fernando Fernandes), acompanhado das três filarmónicas do concelho – Filarmónica de Luso, Filarmónica Lyra Barcoucense 10 de Agosto e Filarmónica Pampilhosense – numa fusão singular entre a belíssima voz do artista e a tradição musical local.
No que se refere aos espetáculos infantis, a programação traz, dia 2 de novembro, “Ulisses”, da companhia de teatro Caixa de Palco, uma adaptação do texto de Maria Alberta Menéres, que explora a jornada épica do herói grego, com um toque de comicidade. A 30 do mesmo mês, chega o tão aguardado musical “Alice no Musical das Maravilhas”, que levará crianças e famílias a uma aventura mágica, incentivando o gosto pela leitura e refletindo sobre a tecnologia e a imaginação.
No dia 9 de novembro, o stand-up comedy estará representado por JEL, com o seu primeiro solo “Excesso de Bagagem”, onde o experiente e multifacetado humorista partilhará divertidas observações e histórias de bastidores, após mais de 20 anos de carreira.
“Com uma programação rica diversificada e abrangente, convidamos todos a participar e a viver estes momentos únicos, onde a cultura, a arte e a história se entrelaçam e estimulam o imaginário de cada um. Com os projetos e parcerias associadas a esta proposta, estamos a reforçar o posicionamento da Mealhada como um destino cultural de referência”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara da Mealhada.
Este ano, o Município da Mealhada vai integrar o programa oficial do MATE Festival. De 17 a 19 de outubro, uma residência artística, no concelho, juntará o Grupo Cultural Pataca do Norte, originário da Guiné Bissau, com músicos das escolas de samba da Associação de Carnaval da Bairrada, num encontro de culturas que culminará numa apresentação, dia 19, na Mealhada, e outra, dia 20, em Coimbra. Será, segundo Filomena Pinheiro, “uma oportunidade única de promover a cultura local e fortalecer a visibilidade do município, a nível nacional e internacional, amplificando o impacto cultural e criativo da Mealhada e posicionando-o como um centro de inovação e cultura”.
Após o sucesso da primeira edição do ENCONTROS, marcada por um ano de projeções e conversas, a 8 de novembro irá realizar-se a segunda edição. Este projeto de cinema e audiovisual, desenvolvido pelo município, com a parceria do CineClub Bairrada e da Aderno – Associação Cultural, colocará, desta vez, os jovens em destaque, promovendo curtas-metragens, debates sobre o futuro do audiovisual, a criatividade e os novos desafios.
O município reforçará, ainda, a sua parceria com o festival “Caminhos do Cinema Português”, integrando a 30.ª edição deste festival icónico, que decorre de 16 a 23 de novembro. Nesta edição, onde será prestado um tributo ao ator Luís Miguel Cintra, uma lenda viva do cinema português, e reforçando-se a aposta na formação de novos públicos, com sessões de cinema, no Cineteatro Messias, no âmbito dos programas “Caminhos Juniores” e “Caminhos Juvenis”.
Related Images:
PUBLICIDADE