Portugal
Amor incondicional: Manuel vendeu tudo para tomar conta da mulher. Sustentam-se com 400 euros
Imagem: Imagens CMTV
Manuel Ferreira, de 64 anos, e Maria Alice, de 63 anos, são um casal que está a passar por dificuldades, uma vez que o homem recebe apenas 400 euros por ser cuidador da esposa.
PUBLICIDADE
O marido deixou a vida de emigrante para cuidar da mulher. Trabalhava nas obras em França. Mas, não foi só o emprego que o sexagenário deixou para trás. Durante 15 anos viveram em Gândara, Paredes, mas tiveram que vender a casa. “O recheio da casa foram 400 euros […] só um móvel custava isso”, refere.
O dinheiro “vai para casa, tenho que comprar fraldas, alimentação, tenho um carro e tem seguro […] é dinheiro que sai do bolso”, conta ao Correio da Manhã.
O casal teve que vender a casa para fazer face às despesas: “Dinheiro para mim, valores, para mim já não interessa nada. Interessa-me a ela. É tudo para ela. Eu posso não ter para mim, mas primeiro é para ela. Tenho que ter para ela porque estou a olhar por ela, sou cuidador dela, por isso vou cuidar dela primeiro. Se não tiver para mim depois logo se vê”, afirma Manuel.
A mulher, para além de sofrer de Alzheimer, pouco fala, não caminha e tem artrite reumatoide.
Chegaram a viver com um filho, mas segundo o homem, a situação não correu bem. Até chegaram a dormir num hotel e ponderou seriamente em passar uma noite no carro, mas a autarquia local arranjou um alojamento durante três dias.
Pediu ajuda a um padre que lhe arranjou estadia na Casa do Gaiato de Paço de Sousa e poderia lá ficar dois meses até arranjar casa, e mesmo que não arranjasse poderia lá ficar, mas Manuel não quer abusar da boa vontade. “Foi um anjo que me apareceu”, frisa.
De dois meses, já lá vai um ano.
Maria Alice tem uma cadeira de rodas oferecida pela filha do casal e ajuda à distância como pode. “Sempre foi uma filha espetacular, sempre preocupada connosco”, afiança.
Related Images:
PUBLICIDADE