Primeira Página
Podemos estar assistir ao fim das bananas…
A banana é das frutas mais consumidas em todo o mundo, e a sua extinção é uma verdadeira ameaça nos dias de hoje.
Sim é verdade e quem dá a má notícia é a Universidade de Massachusetts, que alega que um fungo dominado Fusarium oxysporum atacou a produção de banana e impactou plantações em todo o mundo, o que levou a uma situação extrema que pode levar à extinção deste fruto.
“Esta não é a primeira vez que um fungo afeta a produção da banana. Em meados do século XX, a Gros Michel – um tipo de banana muito popular naquela altura – ficou praticamente extinta devido ao fungo Fusarium. Para fazer face a tal ameaça, começou a ser produzido o Cavendish, que é actualmente o tipo de banana mais consumido em todo o mundo”, de acordo com a Men’s Health.
Mas, segundo o estudo desenvolvido, uma nova estripe do referido fungo surgiu no Panamá, ameaçando a espécie Cavendish, já que é altamente resistente aos tratamentos convencionalmente usados contra fundos.
Perante esta perspetiva, uma equipa de investigadores fez significativos avanços na compreensão de como o fungo ataca.
Segundo a pesquisa, publicada na revista Nature, os cientistas identificaram os mecanismos moleculares que permitem ao fungo infetar e matar as plantas. Esta descoberta abre portas ao desenvolvimento de novas estratégias para combater esta doença e salvar a banana da extinção.
Related Images:
PUBLICIDADE