Coimbra

Identificadas 40 espécies de borboletas noturnas em Monte Formoso

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 21-08-2024

Imagem: Pedro Pires

Na noite de 13 de agosto, Monte Formoso foi novamente palco de uma sessão de observação de borboletas noturnas dirigida por Pedro Pires. A atividade integra o programa de educação ambiental do São flores, Coimbra!, uma iniciativa do Jardim Monte Formoso que visa sensibilizar para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas em meio urbano.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Desta vez, o ponto de encontro foi mesmo às portas do Bairro, no terreno da Fundação Bissaya Barreto, gentilmente cedido para a realização desta atividade.

A partir das 21:00 e até à 1:00 da manhã, mais de duas dezenas de participantes juntaram-se à volta de uma armadilha luminosa e muitas caixas de ovos vazias para esperar pela chegada das borboletas que são atraídas pela luz e que aproveitam as caixas para se refugiarem. “Foi incrível poder observar de perto estas criaturas fascinantes. Elas poisam mesmo em cima de nós!”, comentou um dos participantes.

Além de contribuir para aumentar o conhecimento sobre a diversidade de espécies de borboletas noturnas (mais de 2.600 em Portugal) e sobre o papel vital que estas desempenham no equilíbrio dos ecossistemas, a organizadora, Catarina Maia, destacou o potencial que estas atividades têm para chamar a atenção para a necessidade de repensar a gestão dos espaços verdes, tendo em conta a frequência dos cortes, o uso de herbicidas e a poluição luminosa.

Pedro Pires referiu que, apesar de 2024 estar a ser um ano especialmente mau no que diz respeito ao registo do número de insetos na Europa, ainda assim foram identificadas mais de 40 espécies nesta sessão, o que é bastante surpreendente e encorajador.  Entre as borboletas que causaram mais espanto entre os participantes está a Catocala optata, uma borboleta relativamente grande da família dos Erebidae que possui cores vermelhas nas asas posteriores que servem de alarme a possíveis predadores. Outra espécie interessante foi a pequena Acontia trabealis, com o seu padrão amarelo e negro, a fazer lembrar um tigre ou um leopardo, que deixou todos maravilhados quando observada de perto.

Já a pensar nas próximas sessões em 2025, somos levados a refletir sobre formas de contribuir para a conservação deste grupo de organismos. As borboletas noturnas garantem a polinização e reprodução de muitas plantas essenciais para a nossa sobrevivência e servem elas próprias de alimento para diversas espécies de animais, como aves, morcegos, sapos, entre outros. A promoção de atividades como esta não só contribui para a recolha de dados importantes, mas também sensibiliza a população para o seu papel na preservação da biodiversidade e dos ecossistemas urbanos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE