A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) convidou a comunicação social para uma “Ação pública de divulgação da posição da CIM RC sobre a requalificação da ferrovia na região centro/Linha da Beira Alta”.
O Programa previa a “Concentração na Estação de Coimbra-B”, Partida no Intercidades – Comboio 511 , Chegada a Mortágua (coffee break), Conferência de Imprensa e Regresso a Coimbra – viagem de autocarro entre a Estação de Mortágua e a Estação de Coimbra-B “.
PUBLICIDADE
No entanto, como a partida do Intercidades estaria atrasada, os senhores autarcas optaram por fazer a viagem a bordo de um autocarro da TRANSDEV, o que acabou por tirar todo o interesse ao evento mediatizado por meia dúzia de órgãos de comunicação social, que no fundo foram a Mortágua participar numa conferência de imprensa que podia ter decorrido em Coimbra.
No encontro com jornalistas na Estação da CP de Mortágua, João Ataíde, Presidente da CIM RC, voltou a reafirmar que uma parte do Centro não quer ver passar os Comboios numa eventual linha Aveiro- Vilar Formoso, repetindo que preferem a requalificação da actual Linha da Beira Alta.
João Ataíde garante que a requalificação fica mais em conta, num valor estimado em 900 milhões de euros, do que a nova linha, que pode custar uns 2,5 mil milhões de euros, que, pelas contas do seu rosário, dá um terço.
O Orçamento do Estado para 2016 terá uma verba de 690 milhões para a requalificação desta Linha da Beira Alta e da ligação Guarda-Covilhã, mas também diz que será “acelerado e dinamizado o desenvolvimento dos corredores ferroviários Sines-Évora-Caia e Leixões/Aveiro-Vilar Formoso, inseridos na rede ferroviária transeuropeia, maximizando a respetiva comparticipação comunitária”.
No Facebook de Notícias de Coimbra pode ver a comunicação do líder da CIM RC e as fotografias de quem viajou para lá e não veio para cá, pois todos os autarcas optaram por fazer deslocar viaturas para os levar de volta aos seus destinos.
Clique aqui
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.