Saúde

Este tipo de dieta ajuda a tratar o cancro

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 meses atrás em 16-08-2024

A dieta ‘Keto’, também conhecida como dieta cetogénica, baseia-se no baixo consumo de hidratos de carbono e no alto consumo em gorduras boas. O objetivo é estimular a cetose, um processo que acontece quando os níveis de glicose no corpo estão baixos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, descobriram que o plano alimentar ‘Keto’ poderia ajudar a aumentar a eficiência dos tratamentos para o cancro do pâncreas. Segundo os especialistas, a dieta priva os tumores pancreáticos da energia que necessitam para sobreviver.

O estudo usou ratos como cobaias e dividiu os animais em quatro grupos: um foi alimentado com uma dieta cetogénica, outro foi alimentado com uma dieta típica, o terceiro seguiu a dieta típica e foi-lhe administrado um medicamento contra o cancro e o último grupo seguiu a dieta cetogénica e tomou também um medicamento contra o cancro.

Os médicos perceberam que o grupo alimentado com a combinação da dieta cetogénica e medicação contra o cancro foi o aquele que apresentou maior redução dos tumores, como refere o Daily Mail.

“Temos agora provas sólidas de uma forma pela qual a dieta pode ser utilizada juntamente com terapias pré-existentes contra o cancro para eliminá-lo com precisão”, disse, Davide Ruggero, o autor do estudo.

O cancro do pâncreas é um dos cancros mais mortais devido aos seus sintomas subtis, que muitas vezes levam a que o diagnóstico seja feito já em fase demasiado avançada.

Os potenciais sintomas deste cancro incluem icterícia – quando a parte branca dos olhos e da pele fica amarela – juntamente com comichão na pele e urina mais escura. Outros possíveis sinais são perda de apetite, perda de peso não intencional, obstipação ou distensão abdominal.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE