Vamos
“O rei dos antioxidantes”: Ele é azul, pode ser chamado de “arando” e vive na Lousã
Imagem: Belaberry / Facebook
O mirtilo é um pequeno fruto de cor azul escura, pode ser chamado de arando e é apreciado pelos seus benefícios para a saúde, como reduzir o risco de doenças crónicas, cardíacas, diabetes e cancro.
São ricos em antioxidantes e ajudam a combater o stress oxidativo no corpo.
A Belaberry, Lda. trata dos mirtilos que habitam no sopé da Serra da Lousã. A produção é biológica.
“O Filipe é bioquímico e, tal como muitos outros no mundo da investigação, foi um eterno bolseiro. Quando surgiu a oportunidade de se candidatar a um projeto para jovens agricultores, não hesitou, apesar das poucas ligações – ambos os tios paternos têm hortas para consumo próprio na zona de Belazaima do Chão, de forma bastante auto-sustentável – e onde o projeto seria para ser desenvolvido, daí o nome da empresa”, pode ler-se na Coimbra Explore.
Agora é agricultor a tempo inteiro. A esposa, Raquel Misarela, é conservadora-restauradora e, como trabalha para a reitoria da Universidade de Coimbra e para uma empresa do Porto, só consegue ajudar aos fins de semana na criação da imagem e na divulgação da marca.
Não ter ligações à agricultura fez com que os primeiros anos fossem mais difíceis. Vendem em mão, em pontos de recolha, fazem feiras e outros eventos, estão ainda presentes em vários supermercados e mercearias e abastecem duas gelatarias de Coimbra!
Related Images:
PUBLICIDADE