Primeira Página

Neste festival há pataniscas de leitão!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 mês atrás em 15-08-2024

É todo um mundo de leitão e pode saboreá-lo de várias maneiras: em canja, pizza, folhados, e muito mais. Sabe onde pode degustar destas iguarias? Em Covões, Cantanhede, de 15 a 18 de agosto.

PUBLICIDADE

No Pavilhão Gimno-Desportivo de Covões irá decorrer a 18ª edição do Festival do Leitão de Covões.

Atenção! Há uma novidade que não pode deixar de experimentar. A organização pretende inovar todos anos. Em 2023, foi a canja. Desta vez, o destaque são as pataniscas de leitão. E não esquecer os rissóis, a cabidela e a bola, tudo de leitão.

PUBLICIDADE

Pedro Veríssimo faz parte da organização do Festival do Leitão. Para além da novidade deste ano, a patanisca de leitão, existe um sítio especial. “É mais uma demonstração de como se corta o leitão, porquê que se corta desta forma e porquê que o leitão dos Covões tem um corte específico”, afiança.

No ano de 2023, a novidade foi a canja de leitão e foi “um sucesso”, refere.

PUBLICIDADE

Quanto à sobremesa, a baba de leitão já “faz parte da ementa do ano passado […] Arranjamos uma sobremesa de forma a caracterizar o festival “, conta.

A organização aconselha “a reservar para que possam ter a alimentação oportuna para todas as pessoas”, diz.

Veja o vídeo com Pedro Veríssimo, faz parte da organização:

Em direto para o Notícias de Coimbra, tivemos quem ensinasse a cortar o leitão, ou melhor dizendo, o corte de leitão “à moda” de Luís Pereira, pois como afirma “é a maneira” dele de cortar, pois existem outras.

“Primeiro começa-se a tirar a parte da cabeça, depois as patas, abre-se o leitão ao meio, sempre com a pele para cima para não ficar mole. Tira-se a costura, tenta-se abrir sempre no meio do espinhaço para ficar um de cada lado. A tesoura convém ser uma que corte bem e o leitão tem que ser de boa qualidade (segundo dizem tem que ser bisaro e ser bem assado)”, explica quem já marca presença há vários anos naquele evento.

Para Luís, “há quem corte de diferentes maneiras”. Não esquecer que é “um prato caro e faz muito desperdício, como os ossos que vão dar mais valor ao peso”.

Veja o vídeo com Luís Pereira a fazer o corte do leitão:

Tânia Veríssimo também faz parte da organização e explica ao Notícias de Coimbra que tipos de prato pode encontrar neste evento: “Temos a inovação deste ano, a patanisca, que pode ser servida como prato ou entrada, mas também folhados, a bôla e ainda os rissóis”.

Há ainda a “feijoada de leitão com arroz branco, a cabidela de leitão acompanhada com arroz, a cabidela com batata e o leitão assado”.

Como sobremesa, para além das caseiras, têm baba de leitão, refere.

“O que sai mais é o leitão assado, também a feijoada, mas o leitão é o que sai mais. A patanisca também está a sair muito bem como entrada”, diz.

Veja o vídeo dos pratos que pode encontrar no festival com Tânia Veríssimo:

São 20 mesas e à volta de 17 pessoas a servir 400 lugares. Há preços para todas as carteiras, conta.

Não esquecer que também há animação e um insuflável para as crianças.

Cidalino Madaleno não veio de muito longe, vem de Febres, mas marca sempre presença no festival. “Não falho um ano”, afirma.

A família de Cidalino reservou mesa e escolheu o “Rei à mesa”, o típico leitão assado.

Mas, como estava tudo tão bom, vêm mais uma vez, pois “comer leitão em Covões é um raro privilégio”, sublinha. E porquê? Porque “tem um sabor especial, diferente, que não sei bem explicar”, confessa.

Após a degustação, a nota é “máxima”. Cidalino deixa o conselho: “Não é para comer, é para saborear”.
Como é da zona sabe melhor sobre a história deste prato. “Segundo a tradição que corre nesta zona, a verdadeira origem do leitão à Bairrada terá sido em Covões”, uma vez que “têm ali dos melhores assadores”.

Veja o vídeo com Cidalino Madaleno e a família:

Diana Fernandes trouxe a família de França para visitarem o Festival do Leitão. “Quem prova a primeira vez leitão vai querer mais”. Foi assim que a emigrante explicou qual a sensação de provar esta iguaria.

Foi uma viagem longa, mas afirma que valeu a pena para vir degustar deste prato. Trouxe a família para “conhecerem a zona, comerem o leitão”, pois “é uma novidade para eles. Adoram a gastronomia” de Portugal, afiança.

Já a passar para as sobremesas, diz que o leitão “estava ótimo”.

Veja o vídeo com Diana Fernandes que veio de França com a família para virem provar o leitão em Cantanhede:

Saiba que os jantares são às 19:00 nos dias 16 e 17 e os almoços a partir das 12:00 do dia 18 e só será servida uma refeição por dia durante o certame.

É de informar que cada dose de leitão assado são 30€.

Pode contar ainda com música, espetáculos, folclore, atuações teatrais e ainda mostras regionais. No que diz respeito aos espetáculos no dia 15 de agosto, a animação está a cargo das Rosas de Maio e de Carlos Carvalho. No dia 18 (almoço), é a vez de Melissa e a Marcha Fontinha.

Nos jantares, na noite de 16 de agosto, sobe ao palco Flowmotion Dance, Mário Silva e 1º de Maio Tocha.

A 17, atua a Filarmónica de Covões e Nuno Vidal.

A entrada é gratuita.

O evento é organizado pela Associação Desportiva de Covões, com o apoio do Município de Cantanhede e ainda da União das Freguesias de Covões e Camarneira.

Pode consultar aqui o programa.

Veja a fotogaleria:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE