Região

Chuva de meteoros e de estrelas na “Noite das Perseidas” na Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 12-08-2024

Mais de uma centena de pessoas juntaram-se ontem à noite, na Dome do Geoscope da aldeia de Fajão, no concelho de Pampilhosa da Serra, para assistir a um dos fenómenos mais fascinantes do ano, num local de observação privilegiado para estar, sentir e perceber o Cosmos.

PUBLICIDADE

A olho nu ou com mais detalhe nos telescópios – que permitem ir além dos sentidos -, os visitantes observaram “chuvas de meteoros” (perseidas), estrelas cadentes, constelações e a lua. A experiência astronómica tornou-se ainda mais empolgante à boleia de uma viagem celestial conduzida pelo astrónomo e comunicador de ciência, José Matos, que apresentou o céu como “um livro de história povoado de criaturas fantásticas”.

A iniciativa, que durante a tarde contemplou um workshop de telescópios digitais, faz parte do calendário de verão idealizado pelo Município de Pampilhosa da Serra em parceria com a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento das Aldeias do Xisto, com o intuito de potenciar um ativo turístico diferenciador – o céu escuro – e o projeto Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, em particular. No fundo, ir ao céu sem tirar os pés da terra, através de propostas como sessões de observação, workshops, passeio de canoa debaixo de estrelas, concertos a um palmo do céu, entre outras.

PUBLICIDADE

A localização geográfica de Pampilhosa da Serra, atrás das serras da Lousã e do Açor, que tapam o brilho das luzes das cidades do litoral, a par do relevo e do tipo de povoamento, garantem que ainda existem espaços de noite muito escura, que nos permitem observar o esplendor do firmamento e maravilharmo-nos com o brilho das estrelas. Estas condições de excelência em termos de visibilidade, transparência e escuridão do céu, foram devidamente reconhecidos pela Fundação Starlight, com a atribuição da certificação “Destino Turístico Starlight” às Aldeias do Xisto. Pampilhosa da Serra está no epicentro desta certificação e a aldeia de Fajão situa-se na sua zona mais escura.

O projeto Geoscope, inaugurado no final do passado mês de junho, pretende transformar as condições de excelência para a observação do céu noturno, numa “constelação” de novas ideias, oportunidades e produtos turísticos, científicos e educacionais.

PUBLICIDADE

O ponto de observação, localizado no alto da aldeia, é uma “dome” semi-esférica, em aço, com 7,5 metros de altura e 15 metros de diâmetro, criada pelo designer João Nunes e desenhada pelo arquiteto José Leite. Perfeitamente integrada na Rede Natura 2000 e na Paisagem Protegida da Serra do Açor, destaca-se suavemente como um marco na natureza envolvente, sendo um fator de atração turística e um local privilegiado para evidenciar a relação entre o céu e a terra.

Por outro lado, no quiosque de apoio, junto ao Ponto+ de Fajão, podem encontrar-se livros, jogos didáticos e participar em experiências imersivas de realidade virtual. O espaço está também dotado de equipamento – telescópios, binóculos, cadeiras e mantas – que pode ser utilizado pelas empresas de animação turística que operam no território e servirá de apoio às atividades inseridas no calendário de animação.

O Quiosque funciona de quarta a quinta-Feira das 16:00 às 22:00. Às sextas e sábados das 16:00 à 0:00. Domingos das 14:00 às 18:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE