Coimbra

Greve da ERSUC deixa Coimbra “mais porca”

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 12-08-2024

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra revela que foi divulgado um aviso prévio de greve pelos trabalhadores da ERSUC, empresa responsável pelo tratamento de resíduos no litoral Centro.

PUBLICIDADE

A greve vai decorrer entre as 0h00 de quinta-feira, dia 15, até às 24h00 de domingo, dia 18 de agosto.

A CM de Coimbra apela, por isso, à população para que reforce a redução de produção de resíduos e adote comportamentos de modo a evitar a acumulação de resíduos na via pública, nomeadamente de resíduos valorizáveis.

PUBLICIDADE

“Apesar do Tribunal Arbitral já ter decretado os serviços mínimos, são previsíveis constrangimentos na entrega de resíduos no Centro Integrado de Tratamento e Valorização de Resíduos Urbanos (CITVRU), gerido pela ERSUC. Nesse sentido, apela-se à população para que reforce a redução de produção de resíduos e adote comportamentos de modo a evitar a acumulação de resíduos na via pública, nomeadamente de resíduos valorizáveis (papel, plástico e vidro), uma vez que a ERSUC possui a exclusividade na região de gestão da rede de ecopontos”, avisa a autarquia liderada por José Manuel Silva.

A ERSUC, Resíduos Sólidos do Centro, S.A. detém, por atribuição do Estado Português, a exploração do Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro, que engloba o território de 36 municípios, incluindo Coimbra. Possui, também, a gestão de dois aterros sanitários, um deles localizado no concelho, que integram os CITVRU e onde são depositados, contra pagamento, todos os resíduos urbanos que não são valorizáveis ou que não são enviados para valorização.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE