Primeira Página
Pronto para viajar no tempo? Feira Moçárabe de Lourosa é “única no país”
Aí está a 10.ª edição da Feira Moçárabe de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, convidando os visitantes a viajar no tempo, até à época em que cristãos e muçulmanos coabitaram naquelas terras.
Trata-se de um “evento único no país”, revela o presidente da câmara municipal, que se realiza no espaço envolvente da Igreja Moçárabe de São Pedro, Património Nacional, com 1112 anos de história, e a mais antiga igreja moçárabe do país em culto, sustenta José Francisco Rolo.
Músicas, danças medievais e árabes, recriações históricas, espetáculo de fogo, animação de rua e infantil, gastronomia, artesanato e jogos são alguns dos atrativos que integram o programa cultural da edição deste ano.
O “Torneio a Cavalo” é o grande destaque da Feira Moçárabe de Lourosa, que decorre até este domingo, 11 de agosto.
A animação do espaço, a cargo da Associação Cultural de Teatro e Recriação Histórica – Episódio, contempla uma exposição de artefactos bélicos, panejamento e acampamento castrense, estátuas humanas, demonstrações de cetraria real, danças orientais, faquirismo com técnicas de manipulação de fogo, vidros e facas e contorcionismo humano.
As figuras do imaginário também marcam presença no certame, com personagens místicas a deambular pelo espaço, num programa que inclui, igualmente, outros momentos teatrais, demonstração de armas com homens armadurados, espetáculos com répteis e espetáculos noturnos com fogo.
Organizada pela Freguesia de Lourosa, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a Feira Moçárabe de Lourosa convida o público a recuar no tempo e no espaço, até ao cenário do século X.
A gastronomia da época está igualmente em evidência, nas tasquinhas com comida e bebida, disponíveis para servir almoços e jantares.
Related Images:
PUBLICIDADE