A audição é o sentido que nos faz perceber os sons à nossa volta, permitindo-nos comunicar com o nosso ambiente e com os outros.[1] Globalmente, existem mais de 1,5 mil milhões de pessoas que têm, ou chegam a ter, algum grau de perda auditiva ao longo da vida, das quais pelo menos 430 milhões vão precisar de cuidados.2
Para quem vive com perda auditiva, a possibilidade de voltar a ouvir determinados sons é uma experiência emocionante e com bastante significado. Os aparelhos auditivos são um aliado fundamental na missão de recuperar a audição em qualquer altura do ano. Em pleno verão relembramos oito sons característicos desta época que pode voltar a ouvir com a ajuda de aparelhos auditivos:
- O som das ondas do mar;
- O canto dos pássaros;
- A música ao vivo em festivais de verão ou outros eventos ao ar livre;
- O som do vento nas árvores;
- Os sons do movimento nas ruas (carros, buzinas, pessoas a conversar, entre outros);
- O som dos insetos noturnos (grilos);
- O som típico da lenha a crepitar nos churrascos com amigos e família;
- O som da sua própria respiração e voz na interação com os outros.
Ana Murta, audiologista na Widex.pt. – Especialistas em Audição, afirma: “São muitos os sons que as pessoas que vivem com perda auditiva deixam de ouvir. Recuperar algo que se perdeu é de facto reconfortante para essas pessoas e para quem as rodeia. Entre os vários sons que gostariam de ouvir novamente, destacamos o som dos pássaros. Este som é uma parte envolvente da experiência auditiva de cada indivíduo e a sua ausência pode ser percebida por aqueles que perderam a audição. Voltar a ouvir este som em particular representa uma reconexão com o meio que o rodeia, o que pode ser muito gratificante.”
Se não for identificada e tratada, a perda auditiva pode ter consequências graves a longo prazo, impactando de forma negativa o desenvolvimento da linguagem, o bem-estar psicossocial, o desempenho educacional e, consequentemente, a qualidade de vida.
A prevenção passa por fazer rastreios auditivos anualmente a partir dos 55 anos. Mas, se tem menos de 55 anos e apresenta sinais de perda auditiva, procure a ajuda de um especialista.v
Related Images:
PUBLICIDADE