Região
“Exercício do Direito de Resposta e Retificação”: Câmara Municipal de Poiares
Deu à estampa, o NC, no dia 18 deste mês, uma notícia com o título “ Poiares- e Calotes” seguida da foto do Presidente do Município.
A notícia em causa, incide sobre a situação económica dos municípios portugueses, em particular, 10 municípios que permanecem em situação de auxílio financeiro, onde se inclui Vila Nova de Poiares.
Da notícia em causa, em momento algum se pode retirar a ilação que o município e o seu presidente, se encontram em situação de não pagamento de dividas a terceiros, ou que sejam indicados “calotes”, contrariamente ao que o título visa sugerir.
Trata-se, portanto, de um título e imagem pessoal abusivos, que visam colocar em causa a boa imagem e honorabilidade da instituição e seu presidente, hoje reconhecidos – pela imprensa imparcial, vide JN de 18 de maio de 2024, reproduzindo dados da DGAL – como um excecional pagador, solvendo os seus compromissos num prazo médio de zero dias, pelo que não regista qualquer calote a terceiros.
Importa referir que em 2013, aquando do início de funções do atual presidente, a CM de V.N. de Poiares, registava um passivo de 20.500 milhões, hoje de cerca de 12 milhões, mas não registando dividas a fornecedores, Estado ou Seg. Social.
Importa salientar que o rácio da dívida do Município no distante ano de 2013, correspondia a 4,7% do somatório das receitas do triénio antecedente, enquanto hoje ascende a 1,7 %, próximo do limite de 1,5%, abaixo do qual deixará de estar em sobre-endividamento, pese embora os diversos e vultuosos investimentos efetuados, e pagos.
O rigor financeiro que tornou este município um dos 10 melhores pagadores do país, apenas se tornou possível por critérios estritos na contratação pública de serviços e obras essenciais, não abrangendo órgãos de comunicação social digitais nos quais não se reconhecem rigor jornalístico e imparcialidade.
Related Images:
PUBLICIDADE