Polícias

Polícia Marítima resgata oito migrantes a sul da ilha de Sardenha em Itália

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 04-08-2024

Oito migrantes de nacionalidade argelina que viajavam numa embarcação a sul da ilha de Sardenha, em Itália, foram resgatados pela Polícia Marítima que os transportou para o porto de Sant’antioco por questões de segurança, foi hoje anunciado.

O resgate foi realizado na noite de quinta-feira pelos elementos da Polícia Marítima que se encontram em missão em Itália, no âmbito da Operação “THEMIS”, da Agência Frontex, segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a AMN, os oito migrantes, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, foram resgatados a cerca de 15 milhas náuticas (aproximadamente 28 quilómetros) a sul de Sant´Antíoco, na ilha de Sardenha.

O alerta para a existência de uma embarcação com migrantes a bordo foi dado foi dado pela Guarda Costeira Italiana, tendo os elementos da Polícia Marítima se deslocado de imediato para o local.

À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima intercetaram uma embarcação com oito pessoas a bordo, tendo os resgatado e transportado, por questões de segurança, para o porto de Sant’antioco, onde foram entregues às autoridades competentes, adianta a Autoridade Marítima Nacional.

A Polícia Marítima encontra-se, desde 10 de julho, integrada na Operação Conjunta “THEMIS” da Agência FRONTEX, naquela que é a sua sétima participação, que tem como missão “controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia e de órgão de polícia e de polícia criminal”.

Desde 2017, ano em que a Polícia Marítima iniciou a participação na então Operação “Triton”, que desde 2018 se designa como Operação “THEMIS”, a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE