Região
Hastear da bandeira: Pampilhosa da Serra honra a tradição e inicia “um mês de festas”
“Estamos a iniciar agosto, um mês de festas, mas principalmente o mês de recebermos familiares e amigos que nesta altura rumam até à Pampilhosa da Serra”. As palavras são do presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, após o momento em que, acompanhado do vereador Rui Simão e das crianças do programa de férias Eira da Brincadeira, hasteou a bandeira do concelho na Praça do Regionalismo, dando o mote para as festividades que se aproximam.
Voltou assim a cumprir-se um ato simbólico que, segundo explicou, resulta de “uma tradição que existia há muitos anos que queremos manter viva, transmitindo às gerações mais novas o seu verdadeiro significado”.
Para dar ainda mais valor a um mês especial, “o Município criou um programa dinâmico e diversificado para que todos tenham aqui a desculpa perfeita para se reencontrarem e viverem momentos de festa e de alegria”, disse Jorge Custódio.
De 12 a 16 de agosto, nas Festas do Concelho de Pampilhosa da Serra perspetivam-se 5 dias de um espírito festivo genuíno que mistura o saber-receber e a alegria dos filhos da terra, com o entusiamo e a curiosidade dos visitantes. Estão previstas atuações de conceituados artistas nacionais como David Carreira (dia 12), Mónica Sintra (dia 13), Tiago Silva (dia 14), Os Quatro e Meia (dia 15) ou Quinta da Bill com o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense (16).
Para os mais resistentes, ao final da noite não faltarão os habituais espetáculos com DJ’s, no palco 2 do recinto. Quim das Remisturas, I Love Reggaeton ou Funkelada, são alguns dos entertainers presentes.
Como não podia deixar de ser, e porque se trata de uma genuína festa serrana, também os sons populares de grupos e artistas locais não poderiam faltar, assim como ranchos folclóricos concelhios e grupos de bombos ou concertinas.
PUBLICIDADE
De resto, esta genuinidade estende-se também à Feira do Artesanato e Gastronomia que decorre simultaneamente no recinto das Festas do Concelho. As coletividades, instituições e comerciantes são o coração do evento, sendo que estarão representados cerca de 90 stands que dão a conhecer singularidade das freguesias, espelham o dinamismo e dedicação das associações concelhias, e mostram o precioso trabalho de pequenos comerciantes locais e regionais, de áreas como a confeitaria, a bijuteria, a pintura, a costura, entre outras.
Outro dos espaços de paragem obrigatória é a Praça da Restauração. Ocupada pelas tradicionais tasquinhas, é aqui que se podem degustar de deliciosas iguarias regionais que neste contexto ganham um sabor especial.
O programa “Noites de Verão” (de 6 a 8 de agosto e de 20 a 22), com espetáculos de stand up comedy e cinema ao livre, ou o calendário de animação do Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, enriquecem a oferta cultural ao longo deste mês e prometem proporcionar momentos de entretenimento diferenciadores para residentes e visitantes.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE