Região

Javalis atacam vinhas de Ramos

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 01-08-2024

As vinhas da Fundação ADFP, liderada por Jaime Ramos, estão a ser atacadas por javalis. Este animal, é uma praga na região centro, e continua a causar prejuízos aos agricultores e empresas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“Este é um ano exigente em termos sanitários, mas onde temos uma boa produção, que infelizmente está a ficar comprometida pelos javalis. São constantes os ataques às nossas vinhas. Já em fevereiro de 2024 alertámos as entidades locais em ofício do Conselho de Administração, assim como a Direção Regional de Agricultura e ICNF”, salientou Gonçalo Moura da Costa, Enólogo da Fundação ADFP.

Segundo a fundação, os ataques estão a destruir tudo, o que pode ter um impacto negativo no futuro das vinhas e nas vindimas que estão prestes a acontecer. A viticultura de Sicó, especialmente nos concelhos de Condeixa, Miranda e Penela são muito prejudicadas

Perante o acontecido, a fundação solicita que as entidades competentes locais, juntas de freguesia e câmaras municipais, bem como Direção Regional de Agricultura, CCRC e ICNF, tomem as medidas necessárias para lidar com a situação.

“Exige-se atuação para controlar a população de javalis para minimizar os impactos negativos que acarretam. O Estado tem de indemnizar os viticultores e apoiar a vedação das propriedades”, avança a associação em comunicado.

A Fundação ADFP tem investido na área florestal e agrícola, estando neste momento a desenvolver mais um projeto de plantação de seis hectares de vinha no alto de Vila Seca.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE