Coimbra

ULS de Coimbra reúne colaboradores para a Reunião de Integração do segundo trimestre

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 01-08-2024

O Conselho de Administração (CA) juntou dezenas de trabalhadores no Auditório do Centro de Congressos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, para a segunda Reunião de Integração do ano.

“As Reuniões de Integração da ULS de Coimbra têm periodicidade trimestral, são abertas a todos os colaboradores e transmitidas também em streaming, acessíveis de forma assíncrona, e permitem apresentar o trabalho realizado e os objetivos e planos para os meses seguintes”, explica Alexandre Lourenço, Presidente do CA da ULS de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta segunda reunião, à semelhança da primeira, e mesmo em época de férias de muitos trabalhadores, continuou a ter uma grande adesão e participação. A construção da ULS de Coimbra convoca a participação de todos e, por isso, é uma grande satisfação ver tantas pessoas a aderir e tão motivadas com o desenvolvimento da nossa organização”, frisa o responsável.

“Temos uma visão clara para onde queremos ir: ser a unidade integrada de saúde com melhor serviço ao cidadão, inovação na prestação de cuidados e satisfação profissional. Para cumprir estes objetivos contamos com todos”, destaca Alexandre Lourenço, sublinhando “a grande dedicação, espírito de missão e envolvimento dos profissionais das diferentes unidades, sem os quais não seria possível desenvolver o trabalho que aqui apresentámos, bem como a incansável cooperação e parceria dos municípios”.

Durante a II Reunião de Integração da ULS de Coimbra, foi apresentado o trabalho desenvolvido nos últimos três meses, em áreas como a atividade assistencial e as respostas integradas e centradas no cidadão, os Percursos Clínicos Integrados já em implementação (e.g., diabetes, insuficiência cardíaca, doenças crónicas respiratórias, depressão, gravidez, etc.), programa de saúde oral, programa de cirurgia robótica, constituição de novos centros de responsabilidade integrados (urgência, saúde mental,
cirurgia plástica e reconstrutiva, tratamento cirúrgico da obesidade) ou a transformação digital (e.g., telesseguimento de doentes).


Na reunião foram apresentados os dados de atividade do primeiro semestre de 2024, consolidando a ULS de Coimbra como a unidade de saúde portuguesa como o mais destacado e mais completo prestador de cuidados de saúde em Portugal.

A nível dos cuidados de saúde primários, a ULS de Coimbra assegurou: 766.649 consultas médicas; 365.977 consultas de enfermagem; 37.114 visitas domiciliárias; 17.163 consultas de outros profissionais.

PUBLICIDADE

publicidade

A nível dos cuidados de saúde hospitalares, a ULS de Coimbra assegurou: 510.581 consultas médicas hospitalares; 65.820 sessões de hospital de dia; 26.422 doentes saídos de internamento; 26.878 doentes operados; 2411 partos; 134.653 episódios de urgência.

No setor hospitalar, a ULS de Coimbra assegura cerca de 8% de toda a atividade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), medida pelo indicador doente padrão. Nas componentes assistenciais e económico-financeiras, a ULS de Coimbra encontra-se em linha ou a superar as metas estabelecidas no seu Plano de Desenvolvimento Organizacional.

Reforçar o papel diferenciador da ULS de Coimbra no contexto nacional tem sido um dos principais esforços do Conselho de Administração presidido por Alexandre Lourenço, apostando num modelo de “gestão participado”, garantindo que vai “continuar a incentivar a participação de todos os que trabalham na transformação do SNS em Coimbra”.

Recorde-se que os valores, bem como os eixos estratégicos da instituição, foram definidos de forma participada, ouvindo a opinião de todos sobre os elementos que melhor definem a Unidade Local de Saúde de Coimbra. A próxima Reunião de Integração terá lugar em outubro. “Na próxima edição, esperamos apresentar novos resultados, melhorar o envolvimento e as formas inovadoras de
enfrentar os nossos desafios”, avança Alexandre Lourenço.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE