Coimbra

Coimbra quer “Pedalar sem Idade” para combater isolamento

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 21-07-2024

O Executivo vai deliberar, na reunião de Câmara de dia 22 de julho, uma proposta de protocolo a celebrar entre o Município e a associação Pedalar Sem Idade, que envolve um montante de 15 mil euros (divididos em partes iguais por 2024 e 2025).

Este protocolo tem como objetivo implementar no concelho o projeto com o mesmo nome que “visa combater o isolamento social e a solidão junto das pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, através da realização de passeios gratuitos numa bicicleta adaptada (trishaw), conduzida por um piloto voluntário treinado”.

PUBLICIDADE

publicidade

A vinda da Pedalar Sem Idade (“Cycling Without Age”) para Coimbra é uma proposta inovadora e sustentável que acrescenta benefícios relevantes para a integração das pessoas idosas, ou das pessoas com mobilidade reduzida, nas suas comunidades locais, possibilitando momentos inesquecíveis de interação social, cheios de sorrisos, histórias e memórias, bem como a possibilidade de seniores e pessoas com mobilidade reduzida voltarem a sentir liberdade, tal como descreve a informação municipal.

No âmbito deste projeto, a CM de Coimbra vai procurar angariar voluntários para ajudar nos passeios. Assim, as inscrições (para voluntários e para usufruir dos próprios passeios) já estão a decorrer através do telefone 936 733 797 ou do endereço eletrónico coimbra@pedalarsemidadeportugal.pt.

O voluntário, treinado para pilotar este veículo, desloca-se à residência do passageiro, ao lar, instituição ou a um local previamente combinado entre ambos, para passearem de trishaw pela cidade, visitarem um local que o passageiro queira ver ou recordar, um quiosque no jardim para beber um café entre dois dedos de conversa. O trishaw tem três rodas e um sofá confortável que possibilita levar até duas pessoas, sendo ainda composto por uma capota e uma manta polar, resistente a temperaturas até -25 graus.

Pedalar Sem Idade é um movimento sem fins lucrativos que procura combater a solidão. Em Portugal, este movimento está presente desde 2018, através da associação sem fins lucrativos Pedalar Sem Idade Portugal que é a responsável pela gestão do movimento no território nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE