Primeira Página
Há muito para ver e provar nas festas de São Tomé em Mira
Começaram hoje, dia 20 de julho, as festas em honra de São Tomé, em Mira. São seis dias de pura animação que trazem até ao Jardim do Visconde artistas como José Cid, Dillaz, Jorge Guerreiro e Némanus.
O certame dura até 25 de julho e comtempla várias animações culturais, concertos, a apresentação de livros, estandes de artesanato e tasquinhas para quem quiser provar a comida típica da região. Uma das novidades da festa este ano é o Dia das comunidades, que será na terça-feira, a 23 de julho.
“Somos transversais, desde os mais novos aos mais velhos”, afirma Artur Fresco, presidente da câmara de Mira na cerimónia de inauguração do recinto. “Temos o São Tome kids onde aparecem os insufláveis e uma série de atividades para os mais novos, mas também temos a participação da universidade sénior”, refere.
O dia de hoje, o dia de abertura, começa com o grande José Cid, um “cantor que atravessa gerações, com um grande repertório, um senhor com mais de 80 anos que se predispôs hoje em Mira a fazer um concerto com mais de duas horas e meia”. Para além da musica, podemos encontrar as tasquinhas e os stands de arte e comida com as ponchas, bebida típica da madeira, o queijo da serra da estrela, as bijuterias e o típico artesanato.
“Fazemos um esforço financeiro para manter as nossas festas gratuitamente ao publico”, concluiu Artur Fresco.
Ainda no dia de abertura, o presidente da câmara salientou também que existem 21 milhões de euros para “investimentos em três setores fundamentais como a educação, a saúde e a habitação e portanto será regenerado o centro de saúde e será criado um novo bloco de sala de aulas e laboratórios para a escola secundária”.
“Na habitação há o investimento de 11 milhões de euros na construção de 22 moradias familiares”, refere.
No final da cerimónia, o presidente convidou todos a provar o Visconde de Mira, o novo doce que representa o território.
Veja a galeria do Notícias de Coimbra:
Related Images:
PUBLICIDADE