Universidade
Juventude Socialista quer combater praxes violentas
Os deputados jovens do Partido Socialista apresentaram na Assembleia da República um Projecto de Resolução que visa combater as praxes violentas.
O Projeto de Resolução propõe ao Governo medidas no âmbito das praxes académicas, apresentando várias recomendações que deverão ter por base a criação de uma estratégia de prevenção e combate às praxes violentas.
A estratégia de combate às praxes violentas visa, segundos os socialistas, não só a criação de uma intervenção consistente e concertada entre os diversos intervenientes da vida académica como pressupõe também a intervenção junto dos novos alunos, sensibilizando-os para os seus direitos e deveres enquanto futuros estudantes do Ensino Superior.
A medida propõe ainda a indicação de programas abrangentes que promovam uma efetiva integração dos novos alunos, tal como a elaboração de um manual de boas práticas «baseado em casos concretos de soluções implementadas por instituições portuguesas».
A Federação Distrital de Coimbra da Juventude Socialista, elogia a iniciativa apresentada e considera que «este é um Projecto de Resolução com particular impacto na vida do distrito de Coimbra, devendo merecer a atenção das diversas instituições».
A estrutura jovem socialista considera ainda que «as medidas apresentadas reflectem que, mais do que marginalizar estas práticas, importa conseguir mudá-las no sentido da efectiva alteração de práticas e mentalidades». Nas palavras da Federação Distrital, «os abusos cometidos ao abrigo da praxe não podem ser tolerados numa sociedade democraticamente evoluída».
O Projeto de Resolução será discutido e votado em Plenário da Assembleia da República, na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, a partir das 10 horas.
Related Images:
PUBLICIDADE