Coimbra
APCC promove dias abertos de desporto adaptado a crianças e jovens
Dois grupos de crianças e adolescentes participaram no dia 18 de julho, nos Dias Abertos da Tricicleta e do Boccia, promovidos pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC). Para a maioria, esta foi mesmo a primeira oportunidade para experimentar pela primeira vez aquelas modalidades.
A manhã foi para a tricicleta, uma disciplina do atletismo em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios, e que permite grande mobilidade a praticantes com dificuldades no movimento ou no equilíbrio. De tarde, as atenções centraram-se no boccia, um jogo de estratégia jogado individual ou coletivamente, que consiste no lançamento de bolas com o objetivo de colocar o maior número possível junto de uma bola-alvo.
No início do mês, a APCC havia já realizado o Dia Aberto da Natação, nas Piscinas Municipais Rui Abreu, com participantes da mesma faixa etária.
Estas iniciativas resultam do projeto “Quanto Mais Cedo Melhor!”, que tem como objetivo sensibilizar para a importância da prática desportiva em idades jovens. É promovido pela APCC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e cofinanciamento do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.
A natação, a tricicleta e o boccia apresentam grandes benefícios a nível motor, psicológico e social, representando para os praticantes excelentes oportunidades de viver momentos divertidos e de aprendizagem a vários níveis, ao conviver com outros atletas de várias origens e ter experiências que nunca irão esquecer. Para as famílias, oferecem também a possibilidade de momentos de partilha e união, que fazem a diferença.
As crianças e jovens com deficiência interessados em praticar estas modalidades podem contactar o Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, através do telefone 239 792 120 ou do e-mail desporto@apc-coimbra.pt.
Related Images:
PUBLICIDADE