Primeira Página
Pai” do Serviço Nacional de Saúde evocado em Coimbra
António Arnaut, criador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é evocado, esta tarde, em Coimbra, durante um evento destinado a celebrar o papel de socialistas na “construção de Abril” [de 1974].
Outrora ministro dos Assuntos Sociais, o advogado, falecido em 2018, foi co-fundador do PS e grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (Maçonaria).
“O grupo de Coimbra do PS na construção de Abril” é o lema do evento, a realizar no Colégio da Trindade, em que usam da palavra, por exemplo, António Campos, Luís Marinho, Manuel Machado, Teresa Alegre e Miguel Correia (filho de Fausto Correia).
A sessão de abertura, pelas 15h00, conta com as participações de João Nuno Calvão da Silva (vice-reitor da Universidade de Coimbra), Álvaro Beleza (presidente da SEDES – Associação Para o Desenvolvimento Económico e Social), Fernando Santos Pereira (da associação cívica Civicus), Jorge Lacão (Associação dos ex-deputados à Assembleia da República) e Albino Almeida (Associação Nacional de Assembleias Municipais).
Idêntica iniciativa, relacionada com o PSD, ocorreu a 21 de Junho.
António Campos, que acaba de completar 86 anos de idade, é um dos co-fundadores do PS, à semelhança de outros conimbricenses falecidos (António Arnaut, Fernando Vale e Francisco Ramos da Costa).O escritor Manuel Alegre, que foi membro do Conselho de Estado, governante e vice-presidente da Assembleia da República, é outra das figuras socialistas com ligação a Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE