Coimbra
Oficial: Carlos Fiolhais dá livros e nome à nova Biblioteca
O protocolo para a instalação da Biblioteca Carlos Fiolhais na antiga Estação Elevatória do Parque Manuel Braga foi assinado hoje, dia 17 de julho. Com este ato, o professor catedrático formaliza a doação ao Município da sua biblioteca, composta por mais de 40 mil documentos, possibilitando que todos os interessados possam usufruir desse espólio.
O projeto da futura Biblioteca Carlos Fiolhais é da autoria do arquiteto João Mendes Ribeiro e prevê a instalação de uma estante principal no auditório; de estantes, expositores, áreas de leitura e de consulta (presencial e online), de uma sala de catalogação e de uma área de cafetaria.
“Um espaço com esta história, dignidade e centralidade deve ser dedicado à cultura, à ciência e à educação cívica. Queremos criar um ponto de encontro, que promova o debate de ideias e que seja usufruído por todos”, sublinhou Alfeu de Sá Marques.
“Coimbra fica hoje mais rica porque ganha um espólio extraordinário e um espaço cultural com nova dinâmica”, referiu, por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
Carlos Fiolhais demonstrou a sua grande alegria nesta doação e na possibilidade de este ser um espaço aberto a todo. “Este é um espaço de cultura, não só de literatura, mas também de outras manifestações de arte “, afirma Carlos Fiolhais na cerimónia desta tarde.
A cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração para instalação da Biblioteca Carlos Fiolhais, aconteceu na tarde desta tarde, dia 17 de julho, na Antiga Estação Elevatória do Parque, e foi presidida pelo Professor Carlos Fiolhais, pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, e pelo presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra, Alfeu de Sá Marques.
Related Images:
PUBLICIDADE