Na hora de escolher entre manteiga ou margarina, pode ser difícil saber qual é melhor para a nossa saúde.
PUBLICIDADE
Por um lado, a manteiga contém gorduras saturadas, que devemos limitar porque, em excesso, faz mal ao coração. Por outro lado, a margarina é um alimento ultraprocessado e às vezes contém gorduras trans, que são amplamente consideradas ainda piores do que suas contrapartes saturadas. Aliás, esse é um debate que vem acontecendo há décadas e, infelizmente, a complexidade não fica por aí.
A verdade sobre o que é melhor para nós – manteiga ou margarina – infelizmente não é simples. Os cientistas investigam há anos, e há muita coisa para levar em consideração.
A manteiga é um produto lácteo feito pelo aquecimento do leite e separação do creme. Consiste em 80-82% de gordura do leite, 16-17% de água e 1-2% de sólidos do leite.
A margarina, por outro lado, é feita batendo óleo com água para formar um produto sólido. Outros ingredientes são então adicionados, como emulsificantes e corantes.
Historicamente, os produtores de margarina adicionavam hidrogénio à margarina para converter os óleos líquidos em gorduras sólidas, tornando o produto mais espalhável. No entanto, perceberam que esse processo de hidrogenação pode causar a formação de gorduras trans – um tipo de gordura insaturada que está associada a doenças cardíacas.
Hoje em dia, portanto, é possível comprar margarinas que tenham um percentual baixo ou zero de gorduras trans. No entanto, continua a ser um produto sintético que contém muitos aditivos.
A presença de gorduras trans na margarina é uma das principais razões pelas quais o creme livre de laticínios é frequentemente considerado uma alternativa menos saudável à manteiga.
De fato, há estudos que mostraram que uma dieta rica em gorduras trans está ligada a piores resultados na saúde. No entanto, também precisamos de ter cuidado com a quantidade de gordura saturada (presente na manteiga) que consumimos.
No geral, os especialistas recomendam que as gorduras saturadas não representem mais do que 10% da energia que consumimos. Isso é particularmente importante para pessoas que têm fatores de risco para doenças cardíacas, pode ler-se no Notícias ao Minuto.
De acordo com uma pesquisa de Nita Forouhi, professora da Universidade de Cambridge, a gordura saturada da carne e da manteiga está ligada a um maior risco de doenças cardíacas quando comparada com a gordura de peixes ou produtos lácteos fermentados.
Em última análise, a pergunta sobre o que é melhor para nós, manteiga ou margarina, não parece ter uma resposta simples. Parece claro que optar por alimentos com baixo teor de gorduras saturadas, maior teor de gorduras poli-insaturadas e sem gorduras trans é a melhor opção. O que escolher para passar na sua torrada, no entanto, cabe às suas necessidades pessoais de saúde e hábitos alimentares.
Related Images:
PUBLICIDADE